Leadership – The Power Of Giving Back

Com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, ‘Leadership – The Power Of Giving Back’ é um livro da autoria de Pedro Afonso, Líder Empresarial, em colaboração com a neurocientista Luísa Lopes, o professor e filósofo António de Castro Caeiro e a maestrina Joana Carneiro. Chega este Natal às livrarias, com a chancela da Tema Central.

O tema desta obra visa chamar a atenção dos líderes/gestores empresariais para devolverem à sociedade maior sentido de altruísmo e menor sentido de egoísmo. É a escolha da sua ação que pode transformar vidas.

“Liderar é, pois, no entendimento do autor, como dos notáveis depoentes por ele escolhidos, mais uma questão com acento tónico naqueles que o líder serve do que nas caraterísticas pessoais ou institucionais ou simbólicas centradas no líder”, escreveu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no prefácio.

“Nascemos biologicamente egoístas – tal como as empresas; lutamos pela sobrevivência – tal como as empresas. O que este livro vem trazer é a possibilidade de refletirmos sobre a necessidade de passarmos a adotar outros comportamentos, outras escolhas e novas decisões com maior altruísmo nas empresas. Não vamos ser utópicos e pensar que vamos deixar totalmente as decisões egoístas, mas podemos fazer mais escolhas que beneficiem os colaboradores, as suas famílias, os fornecedores, todos os stakeholders, a comunidade em que estamos envolvidos”, explica Pedro Afonso

“Esta é uma obra de humanismo. Como é que devemos tratar a sociedade depois do lucro? O lucro é essencial nas organizações – não podemos menosprezá-lo, mas o que há depois do lucro é o que procuramos desenvolver neste livro”, acrescenta o autor.

Com este livro pretende-se lançar o #movimentoGivingBack em Portugal. O propósito da iniciativa é sensibilizar as lideranças – gestores, de forma lata – para trazerem mais sentido de altruísmo na ação da liderança, através da partilha de tempo e experiência com outras pessoas que procurem mentoria. Objetivo: poderem ser melhores líderes nos seus contextos organizacionais. É do debate e partilha de ideias entre os líderes, gestores, chefias em geral, de diferentes setores e dimensões da economia nacional, que nascem ideias transformadoras para o país. É também no seio da sociedade civil, sem intervenção política ou do Estado, que o sentido de giving back pode acontecer.

Para mais informações sobre este movimento, visite o site www.givingback.pt.