Associação VilacomVida com concerto online solidário

No próximo dia 19 de dezembro, às 21h30, poderá assistir ao primeiro concerto de natal solidário online em Portugal, organizado pela Associação VilacomVida – a mais-valia na diferença. O concerto será transmitido, através de streaming, diretamente a partir dos estúdios da AVK, em Lisboa. Este evento tem como objetivo reunir fundos suficientes para abrir o novo espaço “Com Vida”, o negócio social que para além de ser o palco principal da Associação, também sustenta a sua missão.

A VilacomVida, fundada em dezembro de 2016, é uma IPSS cujo objetivo é promover a inclusão social e a autonomia de jovens com Perturbações Ligeiras do Desenvolvimento Intelectual (nomeadamente trissomia 21, perturbações do espectro do autismo e outros casos que impliquem um percurso escolar específico).

Este projeto concretizou-se através do piloto “CafécomVida”, um projeto sustentável de empregabilidade e formação, criado com inspiração em projetos europeus de sucesso, para servir de plataforma de preparação de jovens com dificuldades intelectuais de desenvolvimento (DID) para a vida autónoma, assim que deixam a escola. Hoje, dois dos jovens que se prepararam neste piloto estão já com contratos de trabalho assinados.

O CafécomVida abriu as portas em outubro de 2018 na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa. Desde o início do projeto, entre o emprego remunerado no café e contratação para serviço de catering em eventos corporativos, já foram apoiados cerca de 30 jovens, em 18 meses, com DID e impactadas centenas de pessoas que habitualmente não têm oportunidade de se cruzar com esta realidade. Com a abertura do novo Espaço com Vida, que irá atuar através de uma marca francesa de restauração inclusiva que a associação irá representar em Portugal, a Associação pretende, durante o ano de 2021, recrutar 33 jovens, um compromisso no âmbito do financiamento P2020 a ser estabelecido até dezembro de 2022.

O convite é simples: junte-se a uma noite de magia e apoie esta causa sem sair do sofá. Ao fazer um donativo para a Associação, está a adquirir um bilhete para assistir ao concerto e a contribuir para que o espírito natalício chegue a todos, 365 dias por ano. Caso não possa assistir e, mesmo assim, quiser ajudar, pode efetuar um donativo através do IBAN: PT50 0018 000344298446020 92, ou do MB WAY para o nº 938 877 919.

O concerto vai ter a apresentação de Sofia Cerveira e vai contar com atuações dos artistas preferidos dos portugueses: Tiago Bettencourt, Mafalda Veiga, João Pedro Pais, Pedro Vaz, Diana Castro, Maria Ana  Bobone, Frankie Chavez, Anjos e Mimi Froes. Assim que fizer o donativo para assistir ao concerto, receberá todos os detalhes para se ligar ao espetáculo que lhe queremos proporcionar.

O contexto de pandemia que atravessamos não permitiu a realização do concerto de portas abertas para receber todos os amigos da VilacomVida, como tanto gostaríamos que acontecesse novamente. Mas deu-nos a oportunidade de chegarmos a mais pessoas e, desta forma, dar a conhecer e convidar para apoiar a causa. A nossa missão resume-se a fazer acontecer a diferença, criando oportunidades de qualidade, centrais e acessíveis a todos, para que cada vez mais pessoas possam conhecer e reconhecer talentos escondidos e assim dar oportunidades e um futuro positivo a jovens com a vida pela frente e com tanto por revelar. É com este pensamento de transformação positiva da sociedade que acreditamos poder fazer o mundo melhor para estas pessoas, um mundo onde a diferença já não se veja, pois fará genuinamente parte de nós”, explica Filipa Pinto Coelho, Presidente da Associação VilacomVida. “Tivemos a enorme felicidade de contar com o apoio imediato de vários artistas e parceiros. Agradecemos a todos os que se disponibilizaram e trabalharam para que tudo fosse possível. Vamos #veraconteceronatal!”, acrescenta.

Para saber mais sobre este projeto e para poder doar para esta causa, pode aceder ao site donativos.vilacomvida.pt, ao site e ao Instagram e Facebook da Associação.