Um MINI à nossa medida, à nossa vontade

Um MINI à nossa medida, à nossa vontade. A MINI, marca do BMW Group, revelou em exclusivo no evento #NEXTGen 2020, o MINI Vision Urbanaut – uma interpretação totalmente nova da visão de espaço. Este veículo Concept, desenvolvido em versão digital, oferece mais espaço interior e versatilidade, com uma pegada ambiental reduzida.

“A marca MINI sempre foi sinónimo de “Utilização Inteligente do Espaço”. No MINI Vision Urbanaut, estendemos o espaço privado para o domínio público, criando experiências completamente novas e enriquecedoras” explica Adrien van Hooyodonk, Responsável de Design do BMW Group.

Momentos MINI.

“O novo modelo pretende ser um companheiro de aventuras inesquecíveis – que a marca designa por momentos MINI. O MINI Vision Urbanaut utiliza três momentos MINI – Chill, Wanderlust e Vibe – para apresentar uma ampla gama de cenários de utilização possíveis. O momento Chill convida o condutor a descontrair, com o veículo a transformar-se numa espécie de retiro, onde consegue relaxar durante uma viagem. Wanderlust é o único momento MINI em que o MINI Vision Urbanaut realiza uma condução autónoma. O momento Vibe coloca o tempo com as pessoas no centro das atenções, em todos os sentidos” acrescenta Oliver Heilmer, Responsável do Design da MINI.  O exterior e o interior alteram-se para refletir o momento MINI em questão e fornecer uma experiência memorável ao condutor. Um design de excelência, materiais sustentáveis e um sistema de propulsão puramente elétrico são ingredientes adicionais do conceito geral.

Design interior – Utilização criativa do espaço.

Com um conceito inovador, o MINI Vision Urbanaut foi projetado de dentro para fora. Ao longo do projeto, a realidade aumentada foi desenvolvida com o intuito de criar um modelo digital, que foi então sistematicamente otimizado. Excecionalmente alto para um MINI, mas com apenas 4,46m de comprimento, o MINI Vision Urbanaut oferece um espaço interior que pode ser utilizado de muitas formas diferentes e oferece uma facilidade de movimento totalmente nova, dentro do veículo.

Um espaço, uma infinidade de possibilidades.

O interior do MINI Vision Urbanaut oferece o ambiente ideal para fazer uma viagem, mas também é o próprio objetivo da viagem. Chegando ao destino escolhido, pode transformar-se facilmente numa sala de estar. Os ocupantes entram na cabine inovadora através de uma grande porta deslizante na lateral do veículo. O mecanismo deslizante e giratório de última geração é o design ideal para criar as condições certas para uma condução urbana, onde o espaço é valioso. Não há outras portas do lado do condutor ou do lado do passageiro dianteiro.

Espaço do condutor.

Um layout de quatro lugares extremamente flexível fornece a base para o interior iluminado. Nos dois bancos dianteiros existe a possibilidade de rodar, enquanto os encostos para a superfície do banco na parte traseira podem ser dobrados manualmente (banco traseiro esquerdo) e virados (banco traseiro direito). Quando o veículo está parado, o painel baixa-se e a área do condutor torna-se num espaço confortável, uma espécie de “sofá-cama”. Além disso, enquanto o veículo estiver estacionado, o para-brisas pode ser aberto para cima, de forma a criar uma espécie de “varanda para a rua”, melhorando a interação com a envolvência do veículo e criando uma experiência ainda mais memorável.

O ambiente mais escuro da secção traseira da cabine fornece um espaço mais silencioso – o “canto acolhedor”. Esta área convida os ocupantes a desfrutar de alguns momentos sozinhos. Com a porta aberta, é ainda possível sentar-se no chão. Na lateral do veículo, no lado oposto à porta de entrada, uma pequena mesa integrada com uma planta dá um toque final ao acabamento do interior.

O sistema elétrico e as funções de condução autónoma também criam novas formas de utilizar o interior.

Concebido, desde o início, como um veículo elétrico com funções de condução autónoma, o MINI Vision Urbanaut proporcionou aos especialistas um maior nível de liberdade para criar o exterior e o interior do veículo: “Em 1959, o primeiro MINI marcou o início de uma revolução em pequena escala na construção de veículos com o seu motor desenvolvido transversalmente” relembra Oliver Heilmer, Responsável do Design da MINI. “Com o MINI Vision Urbanaut, podemos repensar e aumentar ainda mais a área de superfície utilizável dentro do veículo em relação à sua estrutura”.

“Romance analógico, conexão digital” como princípios orientadores

Soluções intuitivas e discretas permitem que os mecanismos convencionais, como botões, sejam omitidos, criando uma experiência minimalista e aconchegante, enquanto mantém a conectividade total. O princípio de tornar os objetos o mais simples possível de serem utilizados – “interação natural” – destaca-se pela experiência analógica e tátil. O instrumento circular está agora posicionado no meio do veículo – o novo centro da ação – e traz informações para o local onde as pessoas se encontram.

MINI Token – o interface digital-analógico para momentos MINI.

O MINI Token é a peça central do mundo de experiência do veículo. É quase do tamanho similar a uma pedra e ativa os três momentos MINI pré-configurados – Chill, Wanderlust e Vibe – quando colocado em slots especialmente projetados na mesa do centro do veículo. Outros momentos MINI são criados, como o “Meu Momento MINI”, no qual o MINI Token é personalizado pelo condutor, configurando o seu cenário preferido, escolhendo a iluminação ou a música ambiente, entre outros.

Design exterior – o espírito da marca numa nova forma.

O design minimalista do MINI Vision Urbanaut dá um novo significado à abordagem “Utilização Criativa do Espaço”. A superfície nivelada e virtualmente perfeita cria um clima básico moderno, com detalhes de alta qualidade adicionando detalhes cuidadosamente avaliados. No estilo exclusivo da MINI, as rodas assumem saliências curtas completando uma aparência compacta e ágil.

Amuletos MINI.

Os amuletos colocados do lado do condutor relembram lugares visitados, festivais ou outros eventos na forma de pins ou autocolantes que são apresentados como peças de colecionador emolduradas. Os amuletos MINI são também uma expressão do desejo de viajar e mostram as experiências vividas pelo condutor com o MINI Vision Urbanaut. Um dos amuletos é dedicado à plataforma #NEXTGen 2020, na qual o MINI Vision Urbanaut celebrou a sua estreia mundial. Outro disponibiliza um QR code que, quando lido, reencaminha o condutor para o site MINI.com. Desta forma, os mundos analógico e digital também se unem no exterior do veículo.

Momento MINI Chill – um paraíso no meio da agitação da cidade.

No momento MINI Chill, o veículo transforma-se num oásis urbano. O banco traseiro convida a várias posições de sentar e deitar, enquanto a música ambiente e sons atmosféricos da natureza são introduzidos. Na área central, o instrumento circular dobra-se para se tornar um abajur, eliminando dispositivos que possam lembrar o ambiente comum de automóvel.

Momento MINI Wanderlust – a alegria de viajar.

O Wanderlust é o único dos três momentos MINI em que o veículo se encontra em movimento. Nessa altura, o interior torna-se o local ideal para conduzir, ou ser conduzido por ele, permitindo ao condutor redescobrir o romance da viagem. O interface do condutor adapta os seus visuais para refletir um mundo de viagens inspirado por cartazes de turismo dos anos 1950 e 1960. Juntamente com a rota a realizar, informações adicionais sobre a viagem são exibidas para os ocupantes. Quando o condutor quer conduzir, um toque no logotipo MINI mostra o volante e os pedais.

Momento MINI Vibe – partilha de momentos.

Neste momento, o MINI Vision Urbanaut oferece uma experiência de união e interação. Abrir a porta lateral e dobrar o para-brisas cria um cenário acolhedor que confunde os limites entre o exterior e o interior. O condutor pode emitir música na parte da frente, traseira e em cima do banco traseiro do veículo, criando uma atmosfera agradável típica de um bar. Se os ocupantes pretenderem, o veículo pode começar a parecer-se com uma discoteca. 

Materiais sustentáveis e uma mentalidade responsável.

O MINI Vision Urbanaut é caracterizado pela utilização responsável de recursos, através de um sistema de propulsão elétrica. Isto é obtido não apenas pela redução do número de componentes no design exterior e interior, mas também pelo desenvolvimento de zonas com funções duplas, como painel/sofá-cama. Além da utilização de produtos recicláveis, o design também é feito de couro. O material dominante no interior é o tecido em malha, que combina conceitos como aconchego e qualidade alinhados com suavidade e conforto. A utilização de cortiça no volante e nas secções do pavimento confere um toque especial graças ao seu minimalismo e garante um ambiente verdadeiramente agradável.