O prémio “Calendário e Astronomia” de 2020

O Overseas calendário perpétuo ultraplano esqueleto foi galardoado com o prémio “Calendário e Astronomia” no Grande Prémio de Relojoaria de Genebra (GPHG) 2020. Este relógio ilustra na perfeição a perícia técnica e estética da Vacheron Constantin, distinguindo-se pelo seu design contemporâneo, bem como pela complexidade e sofisticação do seu movimento esqueletizado que aloja também um calendário perpétuo.

“Este prémio significa, sobretudo, o reconhecimento do talento dos nossos colegas, parceiros e fornecedores. Por isso, este prémio é para todos eles. Gostaria também de agradecer a todas as outras Casas que nos desafiam constantemente e que nos compelem a melhorar. O nosso mais profundo agradecimento por preservar o saber-fazer suíço e a nossa comunidade. Neste contexto particular, louvo a sua paixão e resiliência. Estes valores são essenciais para que possamos continuar a inovar e a justificar a nossa relevância”,  afirmou Louis Ferla, CEO da Vacheron Constantin, na noite da entrega do GPHG.

Disponível numa versão totalmente revestida em ouro 5N de 18 quilates, o relógio Overseas Esqueleto Calendário Perpétuo combina o refinamento do metal precioso com o desafio técnico da complicação do seu movimento ultraplano esqueletizado, o Calibre 1120 QPSQ, numa caixa de 41,5 mm. A esqueletização, que consiste em expor delicadamente um movimento mecânico através da escavação dos seus componentes sem comprometer a sua fiabilidade, reveste-se de enorme complexidade: uma busca de transparência combinada com competências altamente sofisticadas que apenas alguns mestres artesãos conseguem dominar. Hoje, a Vacheron Constantin é uma das poucas casas relojoeiras capazes de esqueletizar calibres tão complexos como os calendários perpétuos e os movimentos ultraplanos. Todos os componentes do calibre 1120 QPSQ foram escavados, acabados e decorados visando enaltecer a beleza funcional do mecanismo.

Muito apreciado pelos colecionadores graças às suas qualidade técnicas e ao seu desempenho (não requer ajustes até ao dia 1 de março de 2100 para a indicação do dia, da data e do mês, nem para as fases lunares), este mecanismo ultraplano completamente aberto com um tratamento NAC cinzento antracite é visível através do mostrador em safira transparente com indicadores horários aplicados em ouro rosa 5N de 18 quilates. O fundo transparente da caixa  proporciona também um autêntico espetáculo de relojoaria cujos protagonistas são os trens de engrenagem e a massa oscilante com tratamento NAC, com o seu segmento em ouro de 22 quilates, que também surge pela primeira vez na coleção Overseas aberto, para ressaltar o seu elegante design em forma de Cruz de Malta.