Novidades da Panerai, o nosso preferido!

No passado mês de Outubro, fomos convidados para a Apresentação da nova gama da Panerai, Luminor Marina. Temos de reconhecer que entre as muitas novidades desta linha, uma destacou-se a nosso ver. Não por questões de conhecimento, pois somos leigos na matéria mas por causa da beleza do mecanismo e do objecto. Muito leve pelas razões que vamos descobrir, é uma peça de extrema beleza.

No âmbito da ciência dos materiais, a Panerai volta a desafiar os limites do conhecido através de uma surpreendente descoberta envolvendo fibras do mineral basalto, um elemento especial que integra os novos relógios Panerai FibretechTM. Uma solução usada pela primeira vez na indústria da relojoaria e apresentado hoje com a antestreia do novo Luminor Marina FibratechTM – 44 mm (PAM01663).

Obtido a partir de fibras naturais e eco-sustentáveis, Fibratech é um composto com propriedades físicas e mecânicas incríveis. É 60 % mais leve do que o aço, sólido e altamente resistente contra a corrosão e surgiu como resultado da perícia técnica de vanguarda do Laboratorio di Idee da Panerai.

Testado pela indústria aeroespacial e posteriormente desenvolvido e aperfeiçoado pela Panerai para dar forma aos seus relógios, FibratechTM é feito a partir de fibras minerais unidirecionais produzidas através da fusão da rocha de basalto; estas fibras, unidas a polímeros, convertem-se em finas camadas que se sobrepõem numa orientação precisa e depois são consolidadas graças a um processo controlado em que são submetidas a temperaturas elevadas e forte pressão.

Esta descoberta de alta tecnologia está pronta a fazer o seu próprio contributo de elevado desempenho nas próximas gerações de relógios Panerai FibratechTM, dos quais o Luminor Marina FibratechTM (PAM01663) é o primeiro exemplo.

Com uma aparência cinzenta mate pouco homogénea, mas acima de tudo com um aspeto absolutamente impossível de imitar, uma vez que depende inteiramente do corte do material, FibratechTM abre novas e emocionantes oportunidades para a Panerai no âmbito técnico e estético.

Usado para fabricar a caixa deste modelo, é o material predominante de uma mistura que destaca e melhora o CarbotechTM usado para o bisel, a coroa e o dispositivo de alavanca de ponte protetor da coroa. Trata-se de outro composto exclusivo da marca, consistentemente e surpreendentemente impressionante pelo seu método de construção, as suas características mecânicas e a sua forma de expressão.

O calibre P.9010, que assegura um elevado padrão do ponto de vista mecânico, inteiramente concebido e desenvolvido pela Manufatura da Panerai em Neuchâtel. Trata-se de um movimento automático de apenas 6 mm de espessura, equipado com a função para repor rapidamente a hora, modificando ao mesmo tempo a data. Este movimento tem uma reserva de marcha de três dias, fornecido pelos barriletes duplos.

Com uma hermeticidade até 30 bares (uma profundidade de cerca de 300 metros), o novo Luminor Marina FibratechTM – 44 mm vem equipado com uma correia feita a partir da Panerai SportechTM, , um tecido impermeável com efeito de borracha, azul com costuras brancas, equipado com um fecho em titânio trapezoidal com revestimento preto DLC. Uma segunda borracha em azul também vem fornecida, juntamente com uma chave para remover o fecho.

MOVIMENTO: mecânico automático, P.9010 calibre, 13. linhas, 6 mm de espessura, 200 componentes, 31 rubis, 28 800 alternâncias/hora, volante Glucydur™, Incabloc™, dispositivo antichoque, dois barriletes.

FUNÇÕES: horas, minutos, segundos pequenos, data.

RESERVA DE MARCHA: 3 dias.

CAIXA: Em FibratechTM, diâmetro de 44 mm, 16,65 mm de espessura. Bisel, coroa em CarbotechTM, dispositivo de alavanca de ponte protetor da coroa Safety Lock (marca registada) em FibratechTM. Vidro de safira obtido a partir de corindo.

Fundo aparafusado com 12 lados em titânio escovado.

MOSTRADOR: azul com efeito degradé, estrutura tipo sanduíche, com números arábicos e índices brancos Super-LumiNovaTM com luminescência verde. Mostrador pequeno dos segundos às 9 H, data às 3 H.

CORREIA: feita a partir de Panerai SportechTM, azul com costuras brancas, com um fecho trapezoidal em titânio com revestimento preto DLC.

HERMETICIDADE: 30 bares (uns 300 metros).