#GuggenheimBilbaoInsights

O Museu Guggenheim de Bilbao apresenta o projeto #GuggenheimBilbaoInsights, uma nova série de vídeos pensada pela curadoria do Museu, onde os curadores conversam com artistas cujas obras fazem parte da Coleção do Museu.

Esta nova iniciativa digital decorrerá entre novembro de 2020 e junho de 2021. Todos os meses, o Museu publicará uma nova edição, sempre com o objetivo de partilhar os conteúdos artísticos com o maior público possível. Os vídeos serão postados no site do Museu e compartilhados nas suas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook e Twitter. Cada peça terá a duração de cerca de 20 minutos e contará com imagens e recursos audiovisuais para ilustrar as conversas de forma a torná-las lúdicas e educativas.

Os encontros entre curadores e artistas acontecerão no Museu, no ateliê do artista ou em ambos simultaneamente, dependendo do local e das possibilidades do momento. As principais questões serão discutidas nessas conversas inspiradoras para ajudar os espectadores a compreender a contribuição de cada artista para a cena artística e revelar fatos interessantes sobre sua carreira e visão. A riqueza de #GuggenheimBilbaoInsights virá da diversidade de tópicos e abordagens, que variam de acordo com o artista e curador, e com a cumplicidade e interação entre os dois.

Para isso, cada curador escolheu dois artistas com obras no acervo do Museu e elaborou um roteiro para cada um dos encontros, que será produzido nos próximos meses. O primeiro vídeo de abertura da série mostra a conversa entre Alyson Shotz e Manuel Cirauqui e foi filmado simultaneamente no Museu e no estúdio do artista em Nova York. Alyson Shotz (Arizona, EUA, 1964) participou na exposição Art and Space com curadoria no Museu de Manuel Cirauqui em 2017, após a qual o Museu adquiriu a sua obra Object for Reflection (2017). Durante a conversa, eles discutirão questões relacionadas à carreira da artista, conceitos-chave para entender seu trabalho (por exemplo, luz e gravidade), as suas instalações ao ar livre e o seu recente show solo.

A programação dos primeiros vídeos a seguir é:
• Novembro de 2020: Alyson Shotz e Manuel Cirauqui
• Dezembro de 2020: José Manuel Ballester e Petra Joos
• Janeiro de 2021: Ernesto Neto e Geaninne Gutiérrez-Guimarães
• Fevereiro de 2021: Itziar Okariz e Lucía Agirre

Seis perspectivas
A equipe curatorial do Museu Guggenheim de Bilbao é formada por cinco curadores de arte e um assistente curatorial, cada um dos quais trará sua visão e carreira únicas para o projeto. A seguir apresentamos os membros da equipe, bem como algumas das exposições mais recentes que eles realizaram com curadoria no Museu:

Lucía Agirre: Curadora do Museu desde 2000, é responsável por exposições como as de Olafur Eliasson (2020), Thomas Struth (2019), Marc Chagall (2018) e Bill Viola (2017).

Manuel Cirauqui: Curador do Museu desde 2016, juntou-se a nós da Dia Art Foundation e foi curador das exposições William Kentridge (2020), Jesús Rafael Soto (2019), Henri Michaux (2018) e Art and Space (2017).

Geaninne Gutiérrez-Guimaraes: Curadora do Museu Guggenheim de Bilbao desde 2015 no Solomon R. Guggenheim Museum de Nova York, onde também coordena o Programa de Artista Basco. É curadora da mostra dedicada a Lygia Clark (2020).

Lekha Hileman Waitoller: Ela ingressou no Museu como curadora em outubro de 2019 do Art Institute of Chicago. Ela está preparando dois shows para 2021.

Petra Joos: curadora do Museu desde 2000, fez curadoria de exposições, incluindo as de Jenny Holzer (2019), Alberto Giacometti (2018), Georg Baselitz (2017) e Louise Bourgeois (2016).

Marta Blavia: Assistente curatorial desde 2006, trabalhou nas mostras dedicadas a Kandinsky (2020) e Richard Artschwager (2019), entre outros, bem como no programa Film & Video.