Blake e Mortimer 27 – O Grito do Moloch

Blake e Mortimer, um clássico dos fãs da banda desenhada como é o nosso caso!

A conhecida série de BD franco-belga Blake e Mortimer foi lançada em 1946 e constitui, ainda hoje, um verdadeiro fenómeno editorial estando traduzida em 17 línguas. Símbolo mítico da banda desenhada de qualidade para o grande público, a série Blake e Mortimer alcançou ao longo dos anos um incontestado estatuto de bestseller.

Le Cri du Moloch, álbum nº 27 da série original, é lançado hoje em França, sendo a sua edição portuguesa, editada pela ASA com o título O Grito do Moloch, uma das poucas em todo o mundo que sairá em simultâneo com aquela.

A versão portuguesa terá duas edições distintas (cada uma com capa e ISBN próprios), sendo uma destinada ao mercado em geral e outra destinada à venda exclusiva na FNAC.

Em A Onda Septimus, a ameaça de um engenho extraterrestre, batizado Orfeu, foi ultrapassada graças ao sacrifício de Olrik. Desde então, o “coronel” vive em reclusão num asilo psiquiátrico. Ao tentar chamar à razão o seu velho adversário, Philip Mortimer utiliza a célebre expressão do xeque Abdel Razek (“Por Hórus, para!”) e descobre que existe um outro Orfeu. A bordo de um cargueiro transformado em laboratório secreto, Mortimer encontra o estranho piloto desta máquina vinda de outro mundo: um alienígena com forma humana, sombrio e hierático, a que os cientistas deram o nome de “Moloch”, a divindade bíblica.

Mas as reações deste Moloch, bem como os hieróglifos que deixa por onde passa e que constituem outras tantas mensagens indecifráveis, fazem temer o pior. Mais uma vez a capital britânica está em perigo. A menos que Olrik se disponha novamente a fazer de herói…

Com este álbum, que bem poderia intitular-se A Onda Septimus 2, Jean Dufaux conjuga ficção científica, aventura e loucura num belíssimo tributo à obra de Jacobs, secundado pelo traço sugestivo e preciso do trabalho a quatro mãos de Christian Cailleaux e Étienne Schréder, que retratam uma Londres eterna, digna d’A Marca Amarela.