Sneakers Day no Chiado

Por todo o mundo, o Sneakers Day é o dia em que se festeja e homenageia o calçado desportivo. Em especial as “sapatilhas”, “tilhas”, “ténis”, “sneakers”; ou qualquer outro dos outros milhentos nomes que usamos para definir o calçado ultra informal e de inspiração desportiva, ao qual já nos habituamos e já não conseguimos viver sem.

Uma das primeiras referências históricas ao calçado desportivo remonta a 1887. Ano em que, o Boston Globe se referiu ao mesmo como: “ténis, é o nome que os mais jovens deram aos sapatos de jogar ténis”. Já o termo “sneakers” remonta a 1917. Data em que, o publicitário Henry Nelson McKinney se referiu ao calçado desportivo  como “os sapatos perfeitos para espiar” (sneak), pois a sua sola de borracha era incrivelmente silenciosa e mais furtiva que os as suas homónimas tradicionais feitas em couro.

Segundo alguns historiadores e experts, a primeira sola feita em borracha foi apresentada ao mundo nos Estados Unidos em 1892. Contudo, só se popularizou após a Primeira Guerra Mundial, período no qual, os atletas passaram usar e optar por este novo tipo de calçado mais confortável. Chuck Tailor e os seus icónicos “All Star” da Converse, diz-lhe alguma coisa?

Há semelhança de outras tendências e ícones da moda e cultura mundial, o boom e a democratização dos sneakers deu-se essencialmente nos 50’s. A rebeldia e o espírito de juventude fizeram deles famosos, usados e desejados por tudo mundo. Um novo objeto de culto! Os 70’s trouxeram à ribalta a moda dos “jogging shoes”. Enquanto os 80’s e os 90’s fizeram brilhar os modelos de inspiração “baketball”…

Atualmente, existem ténis adaptados e específicos para qualquer desporto e existem ténis de rua inspirados por qualquer desporto. Usados como um fashion statement, há entre a história da moda modelos e marcas que associamos à cultura punk e rock – Converse. E há modelos e marcas que associamos irremediavelmente à cultura urbana e ao hip-hop – Nike e Adidas. Atualmente, apesar da sua origem informal e descontraída, alguns ténis já são considerados obras de arte, ícones de design e até peças de colecionador.

Enquanto expert e amante de sneakers, o Grupo Bstrong não podia deixar o Sneakers Day passar ao lado. Ainda em celebração da abertura da flagship store no Chiado em Lisboa, este ano a marca vai festejar a data de forma especial e fazer com que a mesma seja única para todos os seus clientes e fãs de ténis.

Conscientes de que além do conforto, os ténis são hoje em dia um sinónimo de estilo; e que a personalização é uma trend e o “novo luxo”, a Bstrong juntou-se à Pitanga para possibilitar que qualquer pessoa possa ter uns ténis personalizados e exclusivos.

No próximo Sneakers Day, qualquer cliente que compre uns ténis na Bstrong Chiado poderá fazer fazer-lhes uma personalização gratuita com a ajuda da Pitanga e levá-los para casa com um toque adicional e pessoal de irreverência e criatividade. Os restantes clientes que tenham comprado ténis em qualquer loja BStrong entre 09.09.2020 – 09.10.2020 e que ainda disponham da fatura/talão de compra, também o poderão fazer nos modelos que constem do talão.

Este serviço estará apenas disponível na loja BStrong do Chiado – Rua Nova do Almada 96, Lisboa; no dia 09.10.2020 das 10h00 às 20h00. Os pedidos de customização serão feitos por ordem de chegada e executados mediante a disponibilidade da artista.