Les Nuits en Or 2020, festival curtas-metragens

A Academia Portuguesa de Cinema, em parceria com a Académie des César, anunciam o regresso do festival Les Nuits en Or, desta vez na Sala de Cinema Fernando Lopes, no Campus da Universidade Lusófona. Nos dias 15, 16, 22 e 23 de outubro, Lisboa recebe assim as melhores curtas-metragens do ano, em sessões de entrada gratuita, limitada à lotação disponível.

Numa viagem cultural pelos 26 países participantes, esta será uma mostra de cinema excecional, que conta com 25 filmes vencedores de prémios nacionais de Academias de Cinema de todo o mundo: Oscar, Goya, Sophia, César, BAFTA, Magritte, entre outros.

“Entre Sombras”, de Alice Guimarães e Mónica Santos, vencedor do Prémio Sophia 2019 de Melhor Curta-Metragem de Animação, será o representante português desta que é já a sétima edição do festival.

 

A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas formalizou-se em Julho de 2011.

Pela primeira vez em Portugal reuniram-se numa academia os que fazem cinema, num ideal de diversidade e respeito pelas capacidades e trabalhos de todos os cineastas portugueses.

Integrou o movimento das academias, no fórum internacional da representação e comunhão das cinematografias nacionais, da European Federation of Academies e da Federação das Academias Ibero-Americanas.

Têm como ponto alto no muno do cinema, a escolher anualmente os melhores, distinguindo-os com a atribuição dos Prémios Sophia, a referência na premiação cinematográfica portuguesa.

Defender e projectar o que se faz, e o acervo que temos, em exposições e mostras, em formação e aperfeiçoamento, é um longo caminho que prosseguem e para o qual incentivam as novas gerações, quer pela exposição dos seus trabalhos perante o público e os cineastas academistas, quer distinguindo-os também com a nossa escolha anual do melhor das suas potencialidades com os Prémios Sophia Estudante.

Conhecer mais e dar a conhecer, distinguir o mérito, acolher o talento e projectá-lo, mostrar aos portugueses e universalmente é o espírito que reúne os artistas na Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas.