Calistenia, o que é?

A palavra calistenia vem do grego antigo kalós que significa “belo”, enfatizando a perfeição pelo corpo humano, e sthenos que significa “força”, seja ela mental, coragem ou determinação. A prática da Calisténia foi inicialmente registada na Grécia antiga e usada pelos espartanos na Batalha das Termópilas.
Esta prática, consiste numa variedade de movimentos que exercitam grandes grupos musculares – movimentos motores grossos – e ao serem realizados de forma rítmica e com equipamentos mínimos, destinam-se a aumentar a força, a preparação física e a flexibilidade, usando o peso do corpo como resistência.
A CALISTENIA PORTUGAL FIT – https://www.calisteniaportugal.fit/ – , nasce de um projecto que começou a dar os seus primeiros passos durante o mês de Maio com um conjunto pequeno de amigos ligados ao personal training e ao fitness. “A comunidade cresceu entre amigos e tem vindo a ganhar adeptos por todo o país, originando lives e conteúdos interactivos com outros adeptos da modalidade”, afirmam os fundadores (Hugo Ferreira, Samuel Saraiva e Kiko Cabrita).
“O controlo do próprio peso corporal, o desafio da gravidade e os resultados estécticos tornam esta modalidade a maior tendência mundial de fitness do momento”, concluem. A calistenia urbana está sustentada em rotinas de exercícios em áreas urbanas, onde grupos treinam para realizar habilidades calisténicas avançadas: musculação e vários movimentos de estilo livre, sendo uma das grandes referências mundiais, Frank Medrano.
Dado que o projecto começou a tomar proporções maiores, bem como entrámos numa nova estação do ano, surge a necessidade de inaugurar um espaço físico, na região de Lisboa, em meados de Novembro. As inscrições são efectuadas através do site da marca ou via mensagem directa no perfil de instagram: @CalisteniaPortugal.Fit.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Calistenia, o que é?

bookmark_border

mais em Lifestyle

Sneakers Day no Chiado

a redireccionar em 10 segundos