Breves notícias de Domingo – 18 de Outubro

Breves notícias de Domingo – 18 de Outubro
As breves notícias deste domingo vão estar relacionadas com restaurantes. Seja por serem novos, novos serviços disponíveis para os clientes ou mesmo por iniciativas culturais nos seus espaços.
A Cavalariça está agora disponível aonde quiser. É a estreia deste restaurante da Comporta, pela mão do chefe Bruno Caseiro, num formato de private dining com o intuito de criar experiências e levar o projeto até à porta do cliente. Os sabores, os cocktails, o serviço, tudo aquilo a que os mais regulares do restaurante estão habituados, pode ser transferido para qualquer local: casa, barco, festa de aniversário, jantar de amigos, evento de empresa ou outra ocasião e celebração.
Tudo começa com a definição do tipo de evento, número de pessoas e condições do espaço. Seguidamente, define-se que tipo de serviço é pretendido, desde o habitual formato de partilha aplicado no restaurante, até um modelo mais formal, em registo degustação, empratado individualmente. Também é possível optar por um modelo volante ou cocktail dinatoire.

Obra de Vera Moreira

As Tágides são as ninfas que habitam no rio Tejo e em quem Camões se inspirou para compor a sua obra “Os Lusíadas”. Nascendo de uma adaptação das nereidas da mitologia greco-romana, estes seres que vivem nos mares e nos rios são invocados pelo poeta, aquando em busca de inspiração para escrever. Assim, surge “IN·VO·CA·ÇÃO”, uma exposição composta por sete artistas/alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade Lisboa. Invocação essa, que se define como o “Chamamento que se dirige a quem ou ao que desejamos que se manifeste ou nos venha em auxílio”, e que remete para as diferentes linguagens e vertentes técnicas pelas quais podemos “chamar” a Arte. Entre pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia e ilustração, as obras levam-nos ao encontro da necessidade tão própria de cada artista de criar, independentemente de qual seja o meio. Libertando parte de si mesmos e, talvez por acidente, seja invocada a Arte, apaziguadora de qualquer mal.

IN·VO·CA·ÇÃO conta com as obras dos artistas Carolina Mascarenhas, Diana Pereira, Maria Correia da Luz, Rodrigo Empis, Simão Andrade, Tomás Serrão e Vera Kace.  A exposição vai estar patente nos dias 22, 23 e 24 de outubro, das 17h às 21h30 no Wine Bar do restaurante Tágide, no Largo da Academia Nacional de Belas Artes 18-20, em Lisboa.

Nos mesmo dias e no mesmo horário da exposição – com entradas limitadas, de forma a cumprir com todas as normas de higiene e segurança decretadas pela DGS – irá decorrer uma HAPPY HOUR na esplanada Um Elétrico Chamado Tágide com cerveja a 0,75 cêntimos, café a 0,50 cêntimos e o copo de vinho (branco/tinto) a 1 euro.

IN·VO·CA·ÇÃO – EXPOSIÇÃO

De 22 a 24 de outubro Das 17h às 21h30

Wine & Tapas Bar, Largo da Academia Nacional de Belas Artes 18-20, em Lisboa.

Na data em que se celebrou o Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, o Chef Nuno Queiroz Ribeiro, abriu o seu primeiro restaurante, o Mediterra, inspirado na Dieta Mediterrânica.

Conhecido pelo seu trabalho na promoção da saúde e pela defesa dos sabores e valores da alimentação consciente, o Chef procura fazer um elogio à Vida no Mediterra, celebrando o amor por nós, pelos outros e pela nossa “casa-mãe” – a Terra, em pequenos gestos, como a alimentação.

Como afirma o Chef Nuno Queiroz Ribeiro “Todos nós somos o que comemos. Neste espaço, queremos desafiar os clientes a imergir numa viagem de sabores que se querem reais e a fazer de cada refeição uma cerimónia de paladares. Queremos mostrar a comida de verdade e sem adereços, que enaltece e respeita o alimento”.

O Mediterra localiza-se no Núcleo Central do Tagus Park, em Oeiras e é um espaço amplo e versátil, que oferece características privilegiadas, como uma esplanada com vista panorâmica sobre Lisboa. O restaurante estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, à hora de almoço, entre as 12h e as 16h e para além de contar com o Menu Mediterra à Carta, disponibiliza outros dois, nomeadamente o Menu Alternativo, que inclui Prato, Bebida e Café (12€) e o Menu Executivo, que inclui Couvert, Entrada, Prato Principal e Sobremesa (18,50€). À semana, ao final do dia, haverá ainda uma happy hourentre as 17h e as 20h, com disponibilização de pratos da carta no bar, vinho a copo ou acesso a três cervejas artesanais de pressão: Stella Artois, Leffe e Hoegarden.