A corrida mais bela do mundo 

A corrida mais bela do mundo. Pelo 32º ano consecutivo, a Chopard esteve na linha de partida para esta nova edição da corrida 1000 Miglia como parceira principal e cronometrista oficial. Tradicionalmente organizada em Maio, a corrida automóvel, intitulada como “a mais bela do mundo”, realizou-se este ano de 22 a 25 de Outubro, em conformidade com os regulamentos de saúde em vigor.

Esta mudança no calendário não diminui o entusiasmo das mais 400 equipas que partiram para conquistar os 1,618 quilómetros do percurso, tudo sob o olhar protetor e encorajador do amigo da Maison, Jacky Ickx, que acompanhou as festividades organizadas pela Chopard. No dia anterior, durante um jantar íntimo na La Sosta em Brescia, o “Senhor Le Mans” revelou os relógios da coleção Mille Miglia criados pelos artesãos da Chopard em homenagem à corrida. 

Desde 1988, a Chopard tem sido a parceira principal e a cronometrista oficial da 1000 Miglia, a corrida mais famosa de endurance. A colaboração nasceu da paixão de longa data da família Scheufele por carros antigos, que Karl-Friedrich Scheufele – copresidente da Chopard – coleciona e conduz, incluindo em corridas de automóveis. 

Fundada em 1927, a corrida 1000 Miglia é um dos eventos automóveis mais famosos do mundo. Originalmente, o percurso de 1,618 km – o equivalente a 1.005 milhas romanas – começava e terminava em Brescia e, ainda, passava por Roma. Após uma interrupção da sua fórmula original em 1957, a 1000 Miglia foi relançada em 1977 como uma prova de resistência para carros construídos entre 1927 e 1957 percorrendo 1000 milhas. Ao longo dos anos, a rota original sofreu algumas alterações, mas manteve-se fiel à rota desenhada há 93 anos pelos organizadores Chopard chronométreur official de la 1000 Miglia 2020 – 2/3  originais que, permaneceu praticamente inalterada desde o início do século XX. 

La Dolce Vita Italiano 

Para dar início às celebrações desta nova edição da corrida, o fiel amigo da Maison, Jacky Ickx, também conhecido como “Sr. Le Mans”, fez a viagem a Brescia. Na véspera da corrida, esteve presente no jantar organizado pela Chopard no restaurante La Sosta em Brescia para revelar os novos relógios da coleção Mille Miglia aos convidados. 

No dia seguinte, quinta-feira 22 de Outubro, Jacky Ickx esteve no famoso Viale Venezia em Brescia para aplaudir as três equipas da Chopard que, juntamente com o resto dos concorrentes, partiram para a primeira etapa de Cervia Milano Marittima, passando pelo Lago Garda e as cidades de Sirmione, Mântua, Ferrara e Ravenna. 

No segundo dia da prova, os concorrentes passaram pela cidade medieval de Urbino, e também por Macerata e Amatrice, a caminho de Roma, que fica a meio caminho. A partida da Cidade Eterna estava agendada para a manhã seguinte, considerado o dia mais longo da corrida, percorrendo a Piazza del Campo em Siena e da antiga cidade de Lucca. Depois disso, deixaram então a Toscânia para a província de Emilia-Romagna, subindo a uma altitude de 1,040 metros pelos Apeninos antes de descerem de novo para Parma. 

Finalmente, no último dia, a corrida levou a equipa até Salsomaggiore Terme, Piacenza e depois Cernusco seguida de uma nova paragem em Bergamo, antes da meta em Brescia – onde serão recebidos e aplaudidos pelos adeptos.

Novos relógios para a coleção Mille Miglia 

Como todos os anos, a Chopard orgulha-se de apresentar uma nova série de relógios que comemoram o início da corrida. O cronógrafo Mille Miglia 2020 Race Edition está disponível em 250 peças com 42 mm de diâmetro em aço inoxidável DLC, ouro rosa ético e uma bracelete de couro preta; e, disponível em 1.000 peças inteiramente feitas em aço inoxidável DLC, cada uma composta por um movimento, cronómetro- certificado, mecânico com corda automática. 

A coleção inclui também dois outros relógios em aço inoxidável em tons de azul como o Mille Miglia GTS Azzurro Power Control (500 peças com 43mm de diâmetro) e o Mille Miglia GTS Azzurro Chrono (750 peças com 44mm de diâmetro), também equipados com movimento, cronómetro- certificado, mecânico com corda automática. 

Por fim, Chopard apresenta um cronómetro com turbilhão composto por 20 peças limitadas, o Mille Miglia Lab One, um relógio conceptual que reúne o melhor da perícia e da inovação cultivada pelos ateliers da Chopard. O relógio é composto por titânio DLC e é equipado por um movimento turbilhão, Chopard 04.03-M.