5 sugestões para criar conteúdos com smartphone

Criar conteúdos é um processo contínuo, não acontece apenas quando se senta ao computador e idealiza o que fazer. A inspiração pode aparecer enquanto dá um passeio, observa estranhos nos transportes ou vê alguma coisa que ajude a fazer o click com o tipo de conteúdo que pretende criar e, por isso, a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz 5 formas de como o seu smartphone pode ajudar nesse processo.

1. Tira notas: aponte todas as suas ideias

Já acordou a meio da noite com uma ideia espetacular e pensou que se ia lembrar na manhã seguinte? Claro que, depois acorda de novo e sabe que teve uma ideia, mas não se lembra do que foi. Não há nada pior do que ter uma grande ideia para um post no Instagram ou uma história para um blog post e não sermos capazes de nos lembrar dela. Em vez de carregar um bloco de notas para onde quer que vá, use o seu smartphone para apontar em qualquer aplicação de bloco de notas, para que possa rever sempre que precisar. 

2. Faça uso do gravador de áudio

O gravador de áudio pode não servir apenas para guardar ideias. Pode guardar reações e para quê? Podcasts. São cada vez mais populares e, por isso, se planeia fazer um podcast, porque não gravas as suas reações a eventos ou interações nas suas próprias palavras para criar peças de áudio educativas ou mesmo divertidas? Hoje em dia, para gravar um bom podcast basta uma sala silenciosa, participantes e um smartphone. Noutros casos, pode também usar esta funcionalidade do smartphone para gravar uma sessão de brainstorm de equipa ou reunião, por exemplo, para depois aproveitar essas ideias.

3. Grave vídeos e apanhe toda a ação

Há não assim tantos anos, tinha de andar com uma câmara de filmar pesada para criar este tipo de conteúdos. Atualmente basta levar a mão ao bolso. A capacidade que os smartphones dão aos criadores de conteúdo no que diz respeito a filmar, editar, e partilhar vídeos é realmente inacreditável. Com a qualidade das câmaras a melhorar continuamente e sites como o YouTube a facilitar a partilha de vídeos, fazer bons filmes já não existe apenas em Hollywood. Grave vídeos para as tuas redes sociais ou para o blog e partilhe-os com os seus seguidores.

4. Captura momentos

O ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca fica gasto. Viajou a um sítio e quer usá-lo como inspiração para criar conteúdos? Fotografe-o, para que a sua memória não apague grande parte dos detalhes. Quer ter um melhor engagement nas suas redes sociais? Capture mais do que imagens: capture momentos. Um pedido de noivado, a abertura de um novo negócio, uma meta atingida, um local a visitar – as fotografias não são apenas incrivelmente eficazes, são também bastante fáceis de tirar graças aos smartphones! Diferencie-se pelo tipo de fotografia que tira – use a Super Grande Angular para mostrar tudo o que tens à tua volta, a Macro para capturar os mais pequenos detalhes e o Bokeh para dares relevo e foco àquilo que realmente importa. Encontra algo que queira partilhar, tire a fotografia e partilhe-a nas redes sociais com uma boa legenda.

5. Procure inspiração

Tem, na mão, uma fonte inesgotável de inspiração: o seu smartphone é uma porta aberta ao mundo, através da internet. Perca uma ou duas horas a ver páginas de marcas ou influenciadores com conteúdos semelhantes ao que quer e inspire-se neles para encontrares o seu próprio estilo dentro daquilo que quer representar. O interesse não é copiar os conteúdos deles, mas sim perceber o que já existe e em que se pode posicionar para oferecer algo único à sua audiência.

Com o tempo, irá apoiar-se no smartphone para fazer tudo isto sem sequer se aperceber, se é já não o faz – e criará conteúdo sem ter de pensar duas vezes sobre como o fazer! Aos poucos, pode começar a desenvolver conteúdos interativos acompanhados de texto, fotografias, áudio e vídeos curtos, de forma a não apenas dizer aos seguidores o que faz, mas sim mostrar-lhes e fazê-los sentir como se pertencessem à sua vida.