MAAT e Vicara, design em parceria

A Vicara, marca de design portuguesa focada em editar produtos de uma comunidade local de designers e makers desde 2011, e a loja do maat estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de produtos da marca que utilizassem materiais autóctones e que assumissem a identidade do maat. Assim, nasceu um conjunto de peças em cortiça, que já estão disponíveis na loja do museu.

O conjunto inclui uma base para quentes, uma base para copos (disponível num set de 4 unidades) e individuais para a mesa.
Este é um projeto que tem em consideração o perfil do visitante do maat, assim como a identidade do próprio museu: na sua forma, os produtos desenvolvidos refletem a icónica sala oval do museu e no padrão aplicado nas peças não podiam deixar de figurar os azulejos que preenchem a fachada do maat.

Ao nível do material usado a cortiça era a escolha evidente, devido à sua resistência térmica mas também pela sua naturalidade, sustentabilidade, estética, e porque era importante usar um material “flat” que fosse leve e não quebrável – Algo muito relevante para o turista que visita a loja do maat.

A VICARA, para além dos produtos que edita em conjunto com jovens designers e que figuram no seu catálogo, é também um estúdio que utiliza uma abordagem baseada na metodologia do design para criar estratégias, histórias e produtos para outras marcas.

Produtos que pretendem responder a um briefing e às suas premissas, sem perder a identidade que define a VICARA: Objetos quotidianos desenhados e produzidos em Portugal, inspirados na nossa cultura e contexto envolvente, que pretendem adicionar um pouco de criatividade às nossas casas.

A marca Vicara tem sido uma presença assídua na loja do maat que, desde a sua abertura em 2006, tem estabelecido inúmeras parcerias com marcas emblemáticas e criadores nacionais como Viarco, Amorim, Oficina do Castelo, AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Margarida Fabrica, Fernanda Lamelas e Maria Avillez, entre outros.