Breves notícias de Domingo – 27 de Setembro

Breves notícias de Domingo – 27 de Setembro

Este domingo temos breves notícias relacionadas com o empreendorismo português. Mesmo neste tempo incerto e suspenso, Portugal continua a tentar e a fazer caminho. Não parar e respeitar as “regras do jogo” é a grande sabedoria, agarrar o online, conhecer as várias experiências das apostas de início de negócios e fazer uma rede que possa apoiar as novas gerações e acompanhar aqueles que já estão no mercado de trabalho.  Conectar é a palavra.

APICCAPS lança Portal

A montra digital da indústria do calçado português já está online. Milhares de produtos de 400 empresas estão agora acessíveis a profissionais e consumidores particulares. Este lançamento marca o arranque do maior investimento do setor na área digital.

www.portugueseshoes.pt

Já está online o novo portal Portuguese Shoes. Trata-se do mais completo portefólio digital da indústria do calçado em Portugal, com 400 empresas associadas. Até ao final do ano, estarão na plataforma mais de 10 000 produtos portugueses e será possível ao consumidor a criação de uma conta de compra individual.

“É a maior montra de calçado portugueses alguma vez criada”, assegura Luís Onofre. De acordo com o Presidente da APICCAPS, “vivemos um período de exceção das nossas vidas, com limitações sérias em matéria de viagens e mesmo da participação em eventos promocionais no exterior. Por esse motivo, a APICCAPS trabalhou nos últimos meses para poder oferecer aos nossos clientes internacionais informações sobre os nossos produtos e empresas”

Tratando-se de um portal de cariz profissional, para além de informação síntese sobre as empresas, será possível aceder aos showrooms das empresas, com milhares de produtos, informação técnica especializada, e outros dados relevantes relacionados com as empresas e as marcas. Nos próximos meses, acesso a showroom virtuais e fotos em 3D serão disponibilizados em grande escala.

O mesmo portal disponibiliza informação sobre todas as marcas portuguesas de calçado que já estão à venda online, promovendo dessa forma uma ligação mais efetiva e sistematizada entre as marcas e os consumidores finais.

Dia 22 de Setembro, às 12H15, a primavera/verão 2021 de Constança Entrudo encheu de cheiro a mar o calendário da London Fashion Week.

Em The Garden of Forking Paths, vídeo produzido com o apoio do Turismo da Madeira e da Trimalhas, a designer da ModaLisboa mergulhou nas águas quentes das suas origens, guiando-nos no universo onde tudo começa, onde tudo se distorce, onde tudo se faz mais.

E não o faz, como sempre, de forma óbvia. Esta viagem visual — um vídeo de Maria Sousa e fotografia de Nuno Vieira — que tem tanto de areias negras como brancas, de ar denso como de liberdade, explora a relação entre som, espaço e materialidade. Fá-lo através das silhuetas que Entrudo já tornou clássicas, reinterpretadas agora em novos materiais; através dos padrões quase distópicos que falam de distorção e fragmentação; através dos tecidos que se fundem com os botões de cerâmica (para os quais Constança teve a colaboração de Vasco Futscher).

Ouvimos a água e os pássaros e lemos quase automaticamente Jorge Luís Borges e vemos quase obviamente Eduardo Chillida, ambos referências fortes desta nova coleção, que será apresentada na ModaLisboa MAIS no dia 9 de outubro, às 16H30, com livestream em todas as plataformas da Lisboa Fashion Week (app mobile, app TV e modalisboa.pt).

Constança Entrudo

Faz Acontecer, Portugal, de André Leonardo nas livrarias esta semana

Depois de uma longa volta ao mundo à procura de boas ideias de negócios nas mais diversas áreas, o que resultou em numerosas palestras e num primeiro livro, o jovem empreendedor André Leonardo focou-se em Portugal e percorreu o Continente e as Ilhas em busca desse mesmo tesouro, mas em versão nacional: histórias inspiradoras de criatividade, sucesso e superação das dificuldades no mundo das empresas.

André viajou por um país que não se resume a startups tecnológicas nem aparece na Websummit; um país que, embora seja uma peça fundamental no nosso tecido social e económico, é muitas vezes esquecido e desprezado. Desta odisseia, que o levou ao Norte e ao Sul, ao litoral e ao interior profundo, à Madeira e aos Açores, André trouxe histórias de vidas e de universo do turismo e da agricultura, mas também das tatuagens e das barbearias, que irão servir de inspiração a todos os portugueses que queiram iniciar o seu negócio. E isto seja qual for o setor ou a escala, pois o importante é mesmo fazer acontecer – ainda para mais no momento delicado que Portugal e o mundo atravessam.

«O André é um acontecedor, as suas histórias são aulas de mundo; são Portugal a não ter medo de ler nas estrelinhas do futuro.»

Carlos Coelho – Presidente Ivity Brand Corp e Associação Portugal Genial

«Algumas pessoas dizem que vão fazer, mas apenas algumas realmente fazem. O André Leonardo é alguém que faz acontecer.»

Tim Vieira – Empreendedor e CEO Bravegeneration

«De uma conversa com o André Leonardo emergem sempre soluções, nascem ideias, forma-se a certeza de que o tal ´não` é transformável, de que os resultados dependem de nós.»

José Crespo de Carvalho – Prof. Catedrático ISCTE-IUL e Pres. ISCTE Executive Education