Uma visita pelos caminhos do vinho

Uma visita pelos caminhos do vinho. Conhecer o local onde as vinhas estão plantadas, acompanhar o processo de produção dos vinhos, visitar as caves onde estes vão envelhecer e, por fim, provar o vinho à beira-rio e descobrir como este pode ser harmonizado com diferentes sabores, num menu criado pelo chef António Vieira. Esta é a mais recente proposta do grupo Sogevinus que quer dar a conhecer tudo o que há para saber sobre o universo dos seus vinhos.

A pensar sobretudo nos turistas nacionais que, este ano, vão fazer férias no seu país, o grupo Sogevinus – que detém reconhecidas marcas como a Cálem, Burmester, Kopke
e Barros – criou o programa “Da Vinha ao Vinho”, que, tal como o nome indica, permite conhecer a história que está por trás dos seus vinhos e acompanhar todos esses passos através de experiências diferenciadoras, num percurso que liga o Douro a Vila Nova de Gaia.

O ponto de partida para este programa acontece na Quinta de S. Luiz, o novo projeto de enoturismo do grupo.
Com uma paisagem de cortar a respiração, esta é um das quintas mais emblemáticas do Douro e uma das principais propriedades da Sogevinus. Aqui nascem alguns dos melhores vinhos daquela que é a Casa mais antiga de vinho do Porto – a Kopke, fundada em 1638, ainda antes da demarcação oficial da região do Douro. Composta por 125 hectares, S. Luiz está localizada entre a Régua e o Pinhão e foi uma das primeiras quintas durienses a ser comprada por uma companhia ligada a este setor, com o intuito de tornar possível o controlo de todas as fases do processo de produção de vinho.
Passear pelas vinhas, percorrer os vários cantos da quinta e acompanhar, através de uma visita guiada, os vários momentos que compõem o percurso de produção do vinho são apenas algumas das experiências que podem ser vividas em S. Luiz. Há ainda a possibilidade de participar em provas de vinhos e de conhecer e adquirir as várias referências que integram o portefólio das marcas da Sogevinus. A visita não pode terminar sem uma passagem pelo Terraço S. Luiz, o local ideal para relaxar de copo na mão, tendo como cenário uma vista inigualável sobre o rio Douro.
Seguindo o percurso do vinho, passamos do Douro para Vila Nova Gaia. A segunda parte do programa decorre nas mais conhecidas caves de vinho do Porto: as caves Cálem.
Aqui os turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as características únicas de cada tipo de vinho do Porto, lado a lado com as pipas onde este envelhece, protegido da luz e do calor.
Procuradas por visitantes de todo o mundo, as caves Cálem são uma referência pela experiência diferenciada que proporcionam. Com uma abordagem inovadora, que alia a tradição à tecnologia, a visita guiada começa pelo museu interativo, seguindo-se a descoberta da atmosfera única das caves.
Um mapa tridimensional em cortiça da região do Douro, onde são projetadas informações para conhecer as características que fazem deste um território especial, um vídeo onde se explica a arte da tanoaria, um painel onde se pode observar as diferentes tonalidades que um vinho do Porto pode assumir, amostras das garrafas mais emblemáticas da história da Cálem (incluindo a mais antiga que data de 1870) ou um imenso balseiro onde é possível colocar um carro Mini, são apenas algumas das curiosidades que fazem desta uma visita simultaneamente lúdica e educativa, atrativa para todas as idades.
O programa inclui ainda uma degustação de dois vinhos, que pode ser complementada por harmonizações com queijos e chocolates, permitindo aos visitantes testar os seus sentidos e colocar em prática alguns dos conhecimentos apreendidos durante o tour.
Para o final fica reservada uma passagem pela loja da Cálem, onde é possível encontrar desde os best-sellers aos vinhos mais premiados, entre outras propostas.
Conhecida a sua história e todo o processo de produção e armazenamento, é chegada a altura de saborear o vinho. O local de eleição é o restaurante UVA by Cálem, situado mesmo em frente às caves, tendo o rio Douro e a Ribeira do Porto como cenário.
Aqui, ao vasto portefólio de vinhos – DOC Douro e Portos – da Sogevinus, juntam-se pratos com a assinatura do conceituado chef António Vieira.
A carta é diversificada e conjuga, desde uma carta de sushi, a sugestões de saladas e outros pratos ligeiros – ideais para saborear na esplanada – , a par de várias opções de pratos de peixe, carne ou marisco, onde se destacam, entre outros, o lombo de bacalhau grelhado com molho de queijo da Serra, o costeletão de novilho maturado ou o arroz de peixe e marisco. Para o final da refeição, estão reservadas diversas propostas que farão as delícias dos mais gulosos, tais como o leite-creme queimado, o brownie de chocolate com frutos secos e sorvete de framboesa ou ainda os gelados artesanais, confecionados pelo próprio chef António Vieira, entre os quais é possível encontrar o surpreendente gelado com vinho do Porto Cálem.
Com um ambiente acolhedor e repleto de luz natural, o UVA by Cálem é um espaço que não deixa ninguém indiferente. O projeto de design de interiores é assinado por Paulo Lobo e a este junta-se o elemento-chave do restaurante: uma vista deslumbrante sobre a Ribeira do Porto, que pode ser admirada tanto no espaço interior como na esplanada.
SOBRE O UVA BY CÁLEM
• Preço médio: 30€
• Horário: segunda a domingo, das 10h às 23h
• Menu: http://www.chefantoniovieira.com/uvabycalem/menu • Reservas: 22 494 8046
CONDIÇÕES DO PROGRAMA “DA VINHA AO VINHO”
Este programa de imersão no universo dos vinhos da Sogevinus contempla o seguinte:
• Visita guiada à Quinta S. Luiz + Prova de dois vinhos (Doc Kopke Tinto e Doc Kopke Branco)
• Visita guiada ao museu interativo e às caves da Cálem + Prova de dois vinhos (Fine White + Reserva Tawny)
Valor: 20€ /por pessoa
• Oferta para famílias portuguesas: Entrada gratuita para crianças até aos 17 anos de idade
• Desconto de 10% numa refeição no UVA by Cálem
Estas experiências estão sujeitas a reserva e podem ser usufruídas, sob estas condições, até 31 de outubro de 2020.