Uma história dos veículos elétricos

Uma história dos veículos elétricos na PEUGEOT. Utilizada por alguns fabricantes nos primórdios do automóvel, mas rapidamente abandonada em prol do petróleo, a propulsão elétrica foi estudada pela PEUGEOT já em 1902 para adoção em veículos de entregas. Foram feitos alguns exemplares, num projeto que foi, entretanto, abandonado, mas a PEUGEOT nunca deixou de estar atenta…

Comercializado em 1941, o primeiro veículo elétrico PEUGEOT chamava-se VLV, acrónimo para “Véhicule Léger de Ville” (“Veículo Ligeiro de Cidade”). Durante a 2ª Guerra Mundial, o racionamento da gasolina incentivou a procura de fontes de energia alternativas, tendo a Peugeot sido, então, o único grande fabricante automóvel a interessar-se por esse modo de propulsão. O VLV foi construído em Paris entre junho de 1941 e fevereiro de 1943, tendo sido produzidos 377 exemplares.

Mantendo-se sempre em vigilância tecnológica, a PEUGEOT uniu-se à Alsthom e à EDF (Electricité de France) nos anos ‘70 e ’80, para poder disponibilizar a propulsão elétrica nos protótipos PEUGEOT 104 (4 coupés e 3 furgões), a que se seguiram os comerciais PEUGEOT J5 e J9. Em 1983 teria início um novo programa em torno do PEUGEOT 205, fruto de uma colaboração entre a PSA e a SAFT (baterias). O 205 iniciou o denominado “programa de série” que haveria de ter continuidade no PEUGEOT 106, numa experiência única, de grande escala: disponibilizar aos clientes, através de um sistema de self-service, uma frota de PEUGEOT 106 Eléctrique. Nasceu assim, em dezembro de 1993, a operação “50 Veículos Elétricos em La Rochelle”.

PEUGEOT_205_ELECTRIQUE_1983

De 1990 a 2010, a PEUGEOT desvendou alguns concept-cars que ilustram a constante vigilância tecnológica da marca no domínio da propulsão elétrica: ION (o primeiro a usar o nome) em 1994, TULIP e Touareg em 1996, o original concept BB1, apresentado no Salão de Frankfurt de 2009, e o fabuloso concept EX1, de 2010, detentor de 6 recordes internacionais de aceleração, alcançados em Montlhéry (França) e na China.

No dealbar do Século XXI, o automóvel enfrenta enormes mudanças. A transição energética torna-se num desafio incontornável na luta para a mitigação dos riscos climáticos. Em 2019, a marca PEUGEOT lançou uma gama completa de veículos de baixas emissões e/ou zero emissões de CO2. Esta ofensiva tecnológica assenta em 3 pilares: Serenidade, Prazer, Simplicidade. Tem a mesma ambição demonstrada desde o início: tornar a mobilidade segura, limpa e acessível ao maior número possível de pessoas.

Serenidade porque a gama PEUGEOT estará eletrificada a 50% em 2020 e a 100% em 2025. Prazer, porque essa sensação sempre fará parte dos genes da PEUGEOT, como o demonstra o Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED, que prefigura o desenvolvimento de uma potente linha de modelos eletrificados de produção. Simplicidade, porque para a PEUGEOT e para os seus clientes a escolha da silhueta não dita a sua utilização.

Nove meses após o lançamento do novo PEUGEOT e-208, o showroom da marca é rico em propostas eletrificadas: e-208, e-2008, 508 HYBRID e 3008 HYBRID4 na vertente de automóveis de passageiros; e-Expert, E-Traveller e, em breve, e-Boxer na dos veículos comerciais. A revolução elétrica está em pleno andamento.

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