Caminhos de Santiago no sul de Portugal

Caminhos de Santiago no sul de Portugal. “Tour de Autor” foi o nome escolhido para os novos programas turísticos lançados pela TRY Portugal, uma Operadora de Turismo que promete a dinamização dos recursos turísticos do interior genuíno nacional, através do convite a personalidades e especialistas da História, da Cultura e da Natureza do nosso país. O primeiro convidado é o historiador Paulo Almeida Fernandes, que, no seguimento das três obras já publicadas sobre o tema, assina assim o primeiro programa: uma viagem-expedição a pé em busca dos Caminhos de Santiago no sul de Portugal.

A decorrer entre os dias 5 e 13 de setembro, a Tour “Pelos Novos Caminhos de Santiago no Sul de Portugal” vai explorar muitas das histórias dos Caminhos de Santiago e dos mitos associados à Ordem de Santiago, atravessando a História Medieval em busca de memórias e sinais do culto jacobita na região do Alentejo e Ribatejo. Desde Alcoutim a Santarém, passando por locais de referência como Mértola, Grândola, Alandroal e Marvão, ficarão também a ser conhecidas todas as curiosidades e factos acerca da cultura, tradições e Natureza locais.

“Com o objetivo de contribuir para a dinamização e desenvolvimento local através do turismo, estes Tours envolvem sempre uma componente “ativa” e integram um conjunto de visitas e experiências muito diversificadas, que vão desde a gastronomia, termas, praia e o enoturismo, disponíveis nos territórios explorados”, explica Paulo Cavaleiro, Diretor Geral da TRY Portugal. “Trata-se de um conceito que se adequa perfeitamente às atuais limitações de segurança, pois envolve um número limitado de participantes e desenrola-se em regiões de baixa densidade populacional”, finaliza.

Todas as personalidades convidadas são especialistas sobre os temas em questão e ficam responsáveis por acompanharem os grupos durante todos os dias do Tour, assim como pela partilha de conhecimento e vivências acerca das regiões.

Sobre a TRY Portugal:

Operador turístico que promove programas e experiências personalizadas de turismo ativo e cultural, explorando o património Natural, Histórico e Cultural do País. Dá destaque às regiões do Interior ainda desconhecidas pela maior parte dos viajantes, através de programas de férias temáticas, da prestação de serviços turísticos e da organização de eventos para operadores turísticos internacionais e turistas em geral.

 Sobre Paulo Almeida Fernandes:

Doutorado em História da Arte e Mestre em Arte, Património e Restauro, Paulo Almeida Fernandes publicou os livros “Caminhos de Santiago” (2014), “Guia dos Caminhos de Santiago” (2018) e Co-Autor do “Guia dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” (2019), dedicando-se ao seu estudo até a data.