Salada de salmão fumado – Chef Hermínio Costa

Salada de salmão fumado, uma proposta do  Chef Hermínio Costa, chef executivo do restaurante Egoísta desde a sua inauguração, em Junho de 2009. Situado na Póvoa de Varzim, mesmo junto ao mar, nesta cozinha valoriza-se a frescura dos peixes e dos mariscos da costa portuguesa. Criatividade, inovação, frescura e rigor são as palavras chave que definem a cozinha do chef Hermínio Costa. A principal influência do seu trabalho é francesa, ao nível da técnica, mas nos sabores podemos encontrar o  mundo. 

Ingredientes:

150 a 200g de Salmão Fumado ( laminado )

Sorvete de Manga

½ Manga não muito madura

Rúcula 

Espargos verdes

Alcaparras 

Sal, pimenta preta, azeite e vinagre de Jerez

Hortelã

Preparação:

Se optar por espargos frescos, começar por cozer os espargos de forma que fiquem crocantes. Após 3 minutos a ferver em água com um pouco de sal, devem ser retirados e colocados num recipiente com água gelada. Usar as pontas dos espargos. As partes mais duras poderão ser usadas num creme de legumes. Descascar a manga e cortar em cubos ou pedaços pequenos.

Preparar um vinagrete com azeite, sal, pimenta e vinagre de Jerez.

Num prato ou travessa, colocar a rúcula e, por cima, dispor as lâminas de salmão fumado, os espargos, alcaparras e os pedaços de manga. 

Regar com o vinagrete.

Por fim colocar as bolas de sorvete de manga decoradas com uma pequena folha de hortelã e ligeiramente polvilhadas com pimenta preta.