Homenagem perfeita a John Cooper

O novo MINI John Cooper Works GP, apresentado no ano passado em Los Angeles, chegou ao mercado em duas versões: a Race, pensada para quem sempre ambicionou ser piloto, e a Road, ideal para os que não prescindem de alguns pormenores relacionados com o conforto.

A rapidez, agilidade e a estética irrepreensível do novo MINI John Cooper Works GP são a homenagem perfeita ao lendário designer de Fórmula 1, John Cooper, responsável pela criação do clássico Mini, há 60 anos atrás.

O caráter diferenciador deste modelo destaca-se logo pela sua inconfundível sonoridade, graças a um sistema de escape inspirado nos modelos de competição. O MINI John Cooper Works GP alia,  um visual arrojado e extravagante, a uma série de detalhes característicos dos veículos desenvolvidos para contexto competitivo, como a largura entre eixos – neste caso mais larga, a optimização do fluxo de ar na lateral do veículo e até mesmo a utilização de jantes com espessura reduzida – estas últimas, aa mais leves de sempre, num MINI.

Um motor de 4 cilindros projetado para desempenho máximo e tendo como base a experiêcia em corridas automóveis, garante a potência necessária ao novo modelo da marca britânica. O motor de 2.0 litros apresenta a última geração da tecnologia MINI TwinPower Turbo.

Para incrementar a potência do motor, os técnicos da MINI aumentaram a pressão do turbo, potenciaram a quantidade de ar que entra no motor e montaram um sistema de escape mais directo. A maior potência e, sobretudo, maior pressão de turbo gera temperaturas mais elevadas, salvaguardadas por um sistema mais eficiente de refrigeração do circuito de água destinada ao arrefecimento, bem como do óleo encarregue da lubrificação.

Para os amantes de performance e de exclusividade, a unidade motriz de 306cv que equipa o MINI John Cooper Works GP está também disponível nos modelos MINI John Cooper Works Clubman e MINI John Cooper Works Countryman. Nestes modelos, a combinação desta unidade propulsora, da Caixa Automática Desportiva de 8V e da tração às 4 rodas ALL4, resulta numa simbiose perfeita em termos de comportamento e dinâmica em estrada.

Os 37 MINI John Cooper Works GP nacionais já esgotaram e estão, neste momento, a ser entregues aos primeiros compradores. No momento da entrega, estes clientes estão a receber uma oferta que, embora simbólica, tem tido uma aceitação enorme: um capacete à escala da conceituada marca Bell, numerado e assinado por Mike Cooper, o pai da primeira geração MINI John Cooper Works GP.