Breves notícias de Domingo

Breves notícias de Domingo – 24  de Maio de 2020

Breves apontamentos de lifestyle nas variadas vertentes da vida. Arte, moda, gastronomia ou estilo de vida.  Nestas breves notícias vamos falar da Exposição “9+2” no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais (TEC), dos prémios do Esporão Private Selection Branco 2018, da série a estrear na HBO a 8 de Julho e dos matraquilhos da Louis Vuitton.

No âmbito da reabertura de alguns espaços culturais, será possível visitar, de 21 a 31 de Maio, pela última vez, a Exposição “9+2” no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais (TEC). A proposta, que promete uma verdadeira viagem no tempo em formato de exposição, assinalando os 150 anos do Teatro Gil Vicente – e por isso focada na passagem do TEC pelo teatro onde nasceu, reúne elementos que marcaram várias gerações de artistas e público, como fotografias, cartazes, maquetas, adereços únicos e guarda-roupa utilizado pelos actores.

Com todas as medidas de segurança e de higienização garantidas, bem como o controlo de um fluxo no espaço que permita assegurar o distanciamento social, esta é a última oportunidade de se visitar a exposição que, devido ao período de confinamento vivido no país durante os últimos meses, acabou por ser prolongada.

Ao todo, foram 31, as peças do TEC que passaram pelo Teatro Gil Vicente ao longo de 9 anos, e posteriormente mais 2 após o 25 de Abril de 1974, sendo precisamente essa a alusão feita à relação entre ambos, no título eleito para exposição “9+2”.

O Esporão Private Selection Branco 2018 recebeu 95 pontos na Wine Enthusiast e foi considerado Editors’ Choice, classificação atribuída aos vinhos de excelente qualidade.

A Wine Enthusiast destaca o envelhecimento em madeira, que concede ao Esporão Private Selection Branco 2018 notas a frutos tropicais, especiarias e a tosta: “É um exemplo raro de um vinho 100% Sémillon de Portugal, talvez inspirado pelas origens australianas do enólogo David Baverstock. Envelhecido em madeira e digno de nota, é rico em frutos tropicais, especiarias e tosta”.

O Esporão Private Selection Branco  2018, produzido a partir de uvas provenientes da vinha das Palmeiras na Herdade dos Perdigões, propriedade do Esporão, foi lançado em Portugal em Março de 2020.  Com aspecto cristalino, apresenta uma cor de palha. No nariz destacam-se os aromas a alperce e casca de limão confitado, misturados com notas de cravinho, noz moscada e algum chocolate branco e um palato amplo e rico, em que predomina a fruta de polpa branca pontuada com notas de pimenta branca. No palato mostra-se untuoso, com um final longo e elegante.

Além do Esporão Private Selection Branco 2018, a Wine Enthusiast pontou outros vinhos do Esporão: Canto do Zé Cruz 2014, Aragonez com 93 pontos, o Vinho de Talha Vinhas Velhas 2016 com 91 pontos e o Esporão Reserva Tinto 2017 com 91 pontos.

 

A estrear na HBO a 8 de Julho, uma série emocionante na política inglesa.  Esta série conta-nos a chocante história, baseada em factos reais, do primeiro político britânico a ser julgado de conspiração por assassinato. No final dos anos 60, a homossexualidade acaba de ser descriminalizada e Jeremy Thorpe, líder do partido Liberal e o mais jovem líder de qualquer partido político britânico em cem anos, tem um segredo que quer manter escondido a qualquer custo.

Enquanto Norman Scott, o seu ex-namorado, estiver vivo, a brilhante carreira de Thorpe está em risco, levando Thorpe a ver apenas uma maneira de silenciar Scott para sempre. O julgamento de Jeremy Thorpe mudou a política para sempre, uma vez que o público britânico descobriu os segredos mais sombrios da Instituição e daquilo que eram capazes para os esconder.

A minissérie vencedora de um Globo de Ouro e adaptada do livro de John Preston, “A Very English Scandal: Sex, Lies and a Murder Plot at the Heart of the Establishment” é de Russell T Davies (Dr. Who, Diferentes Como Nós, Cucumber), realizada por Stephen Frears (Florence: Uma Diva Fora de tom, Filomena, Ligações Perigosas) e protagonizada por Hugh Grant como Jeremy Thorpe e Ben Whishaw como Norman Scott.

A Louis Vuitton acompanha viajantes há mais de 150 anos e, durante muitas décadas, desenhou malas para que transportassem os seus jogos. Desde malas para Xadrez e Gamão, até Póquer e Críquete, a coleção de jogos feitos por encomenda da Maison expandiu-se e evoluiu ao longo dos anos, através do neto de Louis Vuitton, Gaston-Louis Vuitton, que tinha uma paixão por desporto e por jogo de lazer.

A Louis Vuitton apresenta agora as suas primeiras mesas de matraquilhos e de bilhar. Disponíveis na icónica tela Monogram,  estão também disponíveis em tons mais escuros como o Monogram Eclipse e Damier Graphite. Para além destas versões, estão ainda disponíveis tons mais coloridos e vibrantes em pele Epi.

 

Breves notícias de Domingo