Cuidados com o cabelo depois do treino

Cuidados com o cabelo depois do treino. Mesmo treinando em casa, como estes tempos exigem, Porém, o cuidado capilar, especialmente em homens com tendência a perder cabelo, é muito importante. O esforço físico e intenso vai afectar a transpiração e sucessivamente o couro cabeludo. Um cuidado com os cabelos leva a uma saúde tanto capilar como a um bem-estar psicológico e de imagem.

Deixamos alguns cuidados enviados pelo Dr. Carlos Portinha da Saúde Viável.

1. Lave sempre o cabelo depois de um treino. A primeira pergunta que geralmente surge em relação aos cuidados com os cabelos quando uma pessoa realiza treino diário (ou quase) é a frequência necessária de lavagem. E aqui devemos banir o mito de que lavar o cabelo todos os dias faz com que ele caia. Porque é exatamente o oposto: um couro cabeludo oleoso favorece a perda de cabelo. Assim como após cada treino tomamos banho para remover o suor e as toxinas da pele, devemos fazer o mesmo com o couro cabeludo e o cabelo para mantê-los saudáveis.

A transpiração que ocorre durante a atividade física causa a lubrificação dos cabelos, especialmente na área das raízes, deixando-as oleosas. A lavagem é essencial após cada sessão, especialmente nos casos em que a atividade física em questão envolve o uso de produtos de fixação, pois isso deixa resíduos no cabelo que, em combinação com a transpiração, tornam-se um cocktail perigoso para a saúde capilar. 

2. Evite lavar o cabelo com água muito quente. Devemos ter em mente que o cabelo fica mais oleoso com água muito quente. Por isso, no final de cada treino, mesmo que nos apeteça um banho quente, devemos evitá-lo, uma vez que a água a altas temperaturas aumenta a oleosidade do couro cabeludo, o que não é benéfico para a saúde capilar. 

3. Utilize um champô neutro de qualidade. Após a rotina de treino, é aconselhável lavar o cabelo com um champô neutro de qualidade (por exemplo, no caso da linha de champôs da Saúde Viável, recomendamos o NutriPlus ou o Prevent HA), combinados sempre que necessário com condicionadores ou máscaras que facilitam o penteado e evitam a quebra da fibra capilar com a escovagem (com o Prevent HA tal não é necessário). 

4. Seque o cabelo após a lavagem. É essencial secar o cabelo com o secador para garantir a boa saúde do mesmo e do couro cabeludo. A maneira mais segura de fazer isso é, após remover a humidade com a toalha, secar com secador sempre a baixa temperatura e mantendo uma distância segura para não danificar o cabelo. Devemos evitar deixá-lo molhado, mesmo no verão, pois tal é uma má prática para a saúde capilar. 

Nestes tempos tão exigentes para nós, promova o exercício e um estilo de vida saudável – mesmo que em casa. Estabeleça rotinas saudáveis, tenha uma dieta equilibrada. E cuide do seu cabelo. 

Cuidar do seu cabelo é cuidar da sua saúde. 

Fique em casa. Cuide de si e dos seus. 

Sobre o autor 

Carlos Portinha é Coordenador Clínico do Grupo Saúde Viável e do Grupo Insparya. Médico licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Medicina Geral e Familiar e Pós-Graduado em Medicina Estética, é detentor de Formação Específica em Transplante Capilar pela ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery) da qual é membro, sendo o responsável pela atividade clínica e pela área de desenvolvimento tecnológico de novas técnicas e dispositivos de Transplante Capilar do Grupo Saúde Viável.