Limpeza proativa de embarcações

O transporte marítimo é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com a Organização Marítima Internacional (IMO). Com a nova solução da Jotun para limpeza proativa, as emissões de um graneleiro típico com desempenho médio do mercado podem ser reduzidas em 22.000 toneladas de CO2, ou 12,5%, durante um período de 60 meses. O potencial geral de economia de custos de combustível é de US$ 4 milhões.

O Jotun HullSkater é um veículo avançado operado remotamente, especialmente projetado para a inspeção e limpeza proativa de embarcações em operações desafiadoras. Está sempre a bordo do navio, pronto para operação sempre que o navio estiver ocioso. Isso fornece às empresas de transporte maior flexibilidade operacional, além de uma menor pegada ambiental.

A Semcon fez parte do desenvolvimento do Jotun HullSkater desde os primeiros estágios e foi responsável por estudos de viabilidade e conceito, projeto mecânico, análise estrutural e dinâmica, projeto de sistema de controle, desenvolvimento de software, desenvolvimento de sistemas eletrônicos, fabricação e testagem de protótipos.

“Este é um projeto inovador no que diz respeito à limpeza proativa do casco e estamos orgulhosos de ter contribuído com nosso conhecimento e experiência em robótica combinados com soluções digitais. O fato de a operação ser realizada acima da superfície e debaixo d’água a torna mais desafiadora do que a média dos nossos projetos”, diz Sindre Nævdal, gerente de projetos da Semcon.

Como funciona?
Na vertical e, às vezes, até de cabeça para baixo, o HullSkater permanece no casco usando a força de suas rodas magnéticas, cada uma equipada com motores elétricos para propulsão e direção. O veículo possui várias câmeras e sensores para apoiar o operador com dados para navegação e documentar as incrustações no casco do navio. A escova motorizada especialmente projetada mantém o casco livre de sujeira. O veículo está conectado ao centro de controle do operador através de um cordão umbilical e pode ser operado remotamente de qualquer lugar do mundo com cobertura 4G. A inspeção e a limpeza proativa de um casco normalmente levam de 2 a 8 horas, dependendo do tamanho e da condição.

A Jotun desenvolveu a revolucionária solução de limpeza proativa para as operações mais desafiadoras. Um componente principal das Soluções Hull Skating da Jotun é o exclusivo Jotun HullSkater a bordo, a primeira tecnologia robótica projetada para limpeza proativa. Em combinação com o anti-incrustante SeaQuantum Skate e um conjunto de serviços, as Soluções Hull Skating da Jotun ajudarão os operadores de navios a combater a incrustação em estágio inicial, reduzir significativamente os custos de combustível, as emissões de gases de efeito estufa e a disseminação de espécies aquáticas invasoras.
Parceiros envolvidos: Kongsberg, Semcon, DNV GL, Telenor, Wallenius Wilhelmsen.