Exposição em Lisboa de Olga Noronha

Até ao final de maio, a Boutique dos Relógios Plus Art, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, recebe uma exposição de peças da artista portuense Olga Noronha, cujo inovador projecto “Joalharia Medicamente Prescrita” lhe granjeou reconhecimento nacional e internacional.

Na sua obra, a designer de joalharia explora a fusão entre anatomia e medicina, através das suas “esculturas usáveis”. As criações de Olga Noronha são um estudo intelectual, por vezes poético, acerca do corpo humano. Desta forma, a artista – fascinada pelos rituais médico-cirúrgicos – procura abordar o corpo humano de uma perspectiva artística e filosófica, relacionando-o e completando-o com objectos que lhe são estranhos e que lhe conferem complexidade e abstracção.

Aliando o interesse médico-cirúrgico à formação em joalharia, Olga Noronha tem vindo a desenvolver uma linguagem única na relação corpo-jóia, manipulando materiais médicos e convertendo-os em objectos-esculturas que se fundem com a anatomia humana.
Parte da obra da artista está agora disponível para ser admirada em Lisboa, na Boutique dos Relógios Plus Art , durante os próximos três meses.

A par da exposição, Olga Noronha apresenta ainda uma estreia: a sua primeira linha de alta joalharia, desenvolvida a convite, e em exclusivo, para a Boutique dos Relógios Plus.Trata-se de uma  colecção de jóias, onde os materiais médicos, nomeadamente as agulhas, se vestem de gemas e metais preciosos, para dar vida e corpo a colares, anéis, brincos e pregadeiras.

Olga Noronha nasceu em 1990, no Porto, é Doutorada e Mestre em Investigação de Design pelo Goldsmiths College, University of London, e é licenciada em Design de Joalharia pelo Central Saint Martins College of Art & Design, em Londres, tendo o seu projecto “Joalharia Medicamente Prescrita” sido considerado o melhor trabalho nos últimos 21 anos do curso e, assim, adquirido por aquela faculdade para integrar o seu espólio privado.

O trabalho desenvolvido por Olga Noronha flutua entre áreas distintas, caracterizadas por contrastes e dicotomias que visam conjugar o pragmatismo científico e o conceptualismo da arte.
Essencialmente focada na análise artística e filosófica de actos e rituais médico-cirúrgicos (“Joalharia Medicamente Prescrita” ®), reitera o seu fascínio pela possibilidade de se ‘intrometer’ numa relação de rejeição subconsciente e ao mesmo tempo visceral, com a necessidade fulcral da intromissão de ‘corpos estranhos’ no corpo humano.

Espoletada pela sua ligação à ModaLisboa (desde 2013), atenta à criação de peças que relacionem a robustez do mecânico e tecnológico e a elegância e delicadeza da matéria per se. Defende assim que cada peça deverá veicular algo mais que uma simples ideia de acessório/adereço; a jóia como escultura, que tanto vive em contacto directo com o corpo do utente, como também é apreciada e sentida de um ponto de vista “exterior” – a obra de arte, digna de audiência.

Com múltiplas exposições e publicações nacionais e internacionais nas áreas do design, ciência e arte, a obra de Olga Noronha integra várias colecções públicas e privadas.
Actualmente, a artista é curadora da Sala Futuro do Museo Del Gioiello Vicenza, em Itália.

Morada Boutique dos Relógios Plus (Art Avenida):
Avenida da Liberdade, 194C, Lisboa, 1250-140