A limpeza do “fiel amigo” de hoje

A limpeza do “fiel amigo” de hoje. Nestes dias, não se esqueça, #FicaEmCasa. Garantidamente que o seu smartphone fornecerá muitas horas de entretenimento, até mais do que o habitual. Portanto, é muito importante que cumpra certas diretrizes extras de prevenção e higiene com o dispositivo.

O nosso telefone é uma ferramenta de uso diário que nos acompanha em todos os lugares e está em contato direto com as mãos e o rosto, duas das principais rotas pelas quais o vírus COVID-19 é transmitido rapidamente. Nesse contexto, a WIKO, empresa europeia de smartphones, aconselha os utilizadores a seguir alguns passos simples para impedir a propagação do vírus.

Utilize auriculares para realizar ou receber chamadas e gravare ou ouvir áudios de WhatsApp.

Desta forma, evitará que o telemóvel esteja em contacto direto com a cara e outras partes do corpo pelas quais o vírus se propaga com maior facilidade, como o nariz, a boca ou as mãos.

Não partilhe o equipamento com outros utilizadores.

Para mostrar conteúdos que pareçam interessantes, o mais aconselhável é que reenvie por mensagem para o telemóvel não tenha de passar de mão em mão.

Aposte em videoconferências no próprio smartphone ou através de plataformas como WhatsApp ou Skype quando tiver de manter uma conversa em que participem mais do que duas pessoas.

Não esqueça de desinfetar as mãos sempre que usa o smartphone.

Os telemóveis estão em constante contacto com superfícies que podem estar contaminadas. Por isso, é muito importante que quando termine de o utilizar, quer seja depois de uma chamada telefónica, o envio de uma mensagem ou qualquer outra ação, lave bem as mãos, evitando assim qualquer possibilidade de contágio.

Além disso, é importante ter em conta que o equipamento móvel é uma ferramenta que habitualmente fica pousada em diversas superfícies expostas a micróbios e bactérias, e que passa pelas mãos de várias pessoas praticamente todos os dias. Por isso, a WIKO recomenda  também seguir algumas dicas de higiene para o seu terminal.

1. Verifique se o teu smartphone não está conectado a nenhuma rede, fonte de alimentação ou cabo, e desligue para começar o processo de limpeza.
2. Prepare uma solução de água (50%) e álcool (50%) e encha um frasco de spray.
3. Pegue num pano macio ou uma almofada de algodão descartável para o humedecer ligeiramente com a solução antes preparada.
4. Passar por toda a superfície do smartphone. Tenha cuidado para não pressionares muito em logotipos ou peças impressas.
5. Com um segundo pano suave e descartável, se possível, e evitando toalhas ou outros materiais têxteis que possam guardar resíduos, seque o equipamento com cuidado.

Já pode ligar de novo o telemóvel para verificar que está em perfeito estado. Lembre-se de repetir isto pelo menos uma vez por dia.