Um novo monolugar para este ano

Um novo monolugar para este ano. A equipa de Fórmula 1 Alfa Romeo Racing ORLEN apresentou o C39, o seu monolugar para 2020, antes do início dos testes de inverno que se realizarão em Barcelona. A apresentação da viatura completa a grelha de partida: a Alfa Romeo Racing ORLEN era a equipa que faltava responder à chamada para a nova época.

Os pilotos Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, acompanhados pelo piloto de reserva Robert Kubica e pela experimentadora Tatiana Calderon, revelaram o C39 durante a apresentação na área das boxes do circuito da Catalunha.

A decoração para 2020 representa mais um passo em frente em relação aos anos precedentes. Embora mantendo os temas e o layout das clássicas cores Alfa Romeo de competição, o visual é completamente novo em termos de efeitos gráficos.

O tema que marca a nova decoração, desenvolvido pelo Centro Stile, denomina-se “Speed-Pixel”: uma evocação gráfica da velocidade e do tempo no ano em que se comemora o 110.º aniversário da marca e que reflete também a avançada tecnologia do monolugar. Fazendo uma comparação com o passado, nota-se ainda o regresso a um design Quadrifoglio simplificado; além disso, no capô do motor sobressai a inscrição Alfa Romeo ampliada, sobrepondo-se ao logo principal.

O lugar de honra é, naturalmente, reservado ao icónico símbolo da Alfa Romeo, o qual encerra a cruz do antigo brasão de Milão e a serpente da família Visconti, e que representa 110 anos de glória e de vitórias, com o olhar sempre posto no futuro.
Projetado e desenvolvido sob a coordenação do diretor técnico Jan Monchaux, o C39 apresenta uma ligeira semelhança com a viatura precedente.

Na verdade, trata-se de um conceito completamente novo, pensado para permitir à equipa consolidar os notáveis progressos alcançados nos dois últimos anos e aproximar-se gradualmente da pole position.
As atenções estão agora centradas nas duas semanas cruciais em que se vão desenrolar os testes em Barcelona. Apenas com seis dias disponíveis antes do arranque da época, em Melbourne, Austrália, cada hora de atividade no circuito da Catalunha será fundamental para observar o comportamento da nova viatura e otimizar as suas potencialidades.

Para já, resta apreciar a beleza do novo monolugar Alfa Romeo Racing ORLEN C39 que, com toda a razão, pode ser definido como “a cereja no topo do bolo”.

Frédéric Vasseur, Responsável da Equipa Alfa Romeo Racing ORLEN e Administrador Delegado da Sauber Motorsport AG: “O C39 é o resultado do envolvimento e da visão de um enorme grupo de pessoas fortemente empenhadas, e a demonstração da qualidade de cada membro da nossa equipa. Com esta viatura, esperamos concretizar as nossas ambições e fazer com que a equipa vá mais longe. O objetivo não mudou: as nossas performances de amanhã têm de superar as de hoje. Somos uma equipa em crescimento e temos ainda de melhorar em todos os aspetos. Trata-se de um projeto aberto, sem prazos, que exige o empenho e a dedicação de todos nós. Estamos a fazer progressos, já demos um enorme passo em frente em relação ao ponto onde estávamos no início de 2018, mas precisamos de prosseguir com determinação nesta direcção.”

Jan Monchaux, diretor técnico da Alfa Romeo Racing ORLEN: “O C39 é uma evolução natural da viatura do ano passado, embora não tenha muitos pontos em comum com a versão precedente. Introduzimos melhorias, mas, excetuando talvez as jantes, os pneus e alguns componentes internos, todos os outros elementos visíveis foram modificados. Trata-se do habitual processo de melhoramento contínuo, sendo que o produto final é um carro totalmente novo. Esperamos obter melhores resultados do que na época transata, evoluir mais um pouco e conquistar uma posição predominante a meio do alinhamento.”