ARCOmadrid 2020

Hoje, quarta-feira, 26 de fevereiro, a ARCOmadrid 2020 abre suas portas nos corredores 7 e 9 do IFEMA, com um total de 209 galerias participantes de 30 países. Até domingo, 1º de março, profissionais de arte contemporânea, colecionadores e o público em geral terão a chance de estudar em detalhes o conteúdo artístico das galerias de nível superior numa edição que reforça a estreita conexão entre eles e os artistas.

O foco principal da ARCOmadrid será novamente o Programa Geral, composto por 171 galerias selecionadas pelo Comitê Organizador, complementadas pelas seções com curadoria. É apenas uma questão de tempo é a característica especial desta edição da feira, na qual as práticas artísticas encontradas no trabalho de Felix Gonzalez-Torres podem ser observadas. Outra seção, Diálogos, oferecerá uma análise da arte contemporânea centrada no diálogo entre dois artistas, dando ênfase especial à justaposição da obra de artistas de diferentes gerações. O programa de abertura será novamente um espaço para a descoberta de novas propostas na feira.

A ARCOmadrid é um local bem estabelecido para consciencialização  e estudo aprofundado do trabalho dos artistas, com mais de 100 áreas da feira concentradas nas apresentações de um ou dois artistas.

O conteúdo é completado com a contribuição da ArtsLibris, cujo objetivo é a difusão de versões contemporâneas de livros de artistas, livros fotográficos e autopublicação, com a participação de mais de quarenta expositores e um extenso programa cultural.

A ARCO também continua em sua determinação de incorporar as vozes dos profissionais de arte contemporânea, mantendo seu renome e posição como ponto de encontro para troca e para obter conhecimentos essenciais para críticos, curadores, diretores de instituições e outros atores do setor. A presença de colecionadores e outros agentes ligados à arte possibilita a realização de um intenso programa de debates que constituem uma plataforma de reflexão.

Durante a feira, vários prêmios serão apresentados: Prêmio Illy Sustainart, Prêmio de Arte Emergente Cervezas Alhambra, Prêmio Iberia Diálogos, Prêmio de Arte Eletrônica Beep, Prêmio Catalina d’Anglade e Prêmio Situações de Arte.

Nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, a ARCOmadrid estará aberto ao público em geral. Novidade para este ano, a ARCOmadrid está oferecendo visitas guiadas realizadas por profissionais do mundo da arte contemporânea para fornecer uma visão mais profunda do trabalho dos artistas, a um custo de € 20 por pessoa.

Graças à iniciativa #mecomprounaobra, instigada pela Fundação ARCO em colaboração com Koyac, obras avaliadas até € 2.020 serão colocadas ao alcance dos visitantes. Além disso, o serviço de consultoria profissional First Collector da Fundación Banco Santander fornecerá orientação a todos aqueles que desejam começar no mundo da cobrança.

Os jovens poderão participar do programa ARCOkids, oficinas de arte voltadas para crianças entre 4 e 12 anos, oferecidas pela Fundación Pequeño Deseo.

Todos os participantes poderão desfrutar de várias opções na feira, como Mallorca, NONSOLOCAFE, illycaffè, Sushita, Cervejas Alhambra, NuBel, Ron Zacapa e Bodegas Raíz.