A ARCO inspira Madrid

A ARCO inspira Madrid. De 24 de fevereiro a 1 de março, as lojas das ruas Serrano e Preciados, em Madrid, acolhem diferentes obras de fotografia contemporânea de artistas reputados como Candida Höfer, Peter Beard, Weng Fen, Bae Bien-U, Jordi Bernadó, Mabel Palacín ou Edward Burkynsky. As fotografias pertencem à coleção privada da Mango e serão expostas ao público por ocasião da celebração da ARCO, a feira de arte contemporânea de Madrid.

Seja na longa tradição da pintura de paisagens, onde podemos notar um elemento espiritual que tem as suas raízes na filosofia oriental e no movimento Romântico, ou nas representações arquitetónicas – um género cultivado com mestria pelos criadores do renascimento e ícones do século XX, como Giorgio de Chirico ou Edward Hopper –, a arte tem explorado as relações com os espaços que percorremos e tem levantado questões sobre o nosso papel como espetadores.

Aqui, a máquina fotográfica é aquela que articula esta narrativa. Com uma marcada sensibilidade poética, as salas desertas de Candida Höfer, o diário visual de uma África selvagem de Peter Beard, as imagens enigmáticas de sujeitos anónimos que contemplam a paisagem de Weng Fen ou as cativantes composições naturais de Bae Bien-U geram os seus próprios discursos e incentivam-nos a refletir sobre questões como o impacto nos recursos, o património cultural ou como percebemos e experimentamos o meio envolvente. Desta forma, convidam-nos a entrar virtualmente nas suas fotografias ou a permanecer contemplados para sempre.

A Place to Remember – visões fotográficas de espaços e paisagens reúne uma seleção de fotografias contemporâneas da coleção privada da Mango, que são expostas ao público por ocasião da celebração da ARCO, a feira de arte contemporânea de Madrid. A montra e o interior das lojas localizadas nas ruas Serrano e Preciados acolherão a seleção de obras que coexistirão durante uma semana com as coleções da marca, convidando os seus clientes a participarem do vínculo da marca com a arte.

Estas obras, bem como outras pertencentes à coleção privada da Mango, estão por norma na sede da empresa, onde convivem diariamente com os funcionários que por sua vez podem inspirar-se na criatividade de todos estes artistas. E é exatamente esta sensação que a Mango pretende transmitir ao consumidor com esta mostra. A exposição temporária estará disponível de 24 de fevereiro a 1 de março.

AS OBRAS

Mango, Calle Serrano, 60
Montra
Weng Fen, Staring at the Lake 5
Candida Höfer, Bibliothèque de l’empereur, Château de Fontainebleau
Jordi Bernadó, Stockholm
Interior
Weng Fen, Staring at the sea 8
Weng Fenn, Staring at the Lake 4
Mabel Palacín, Ensayo s/t

Mango, Calle Preciados, 10
Montra
Candida Höfer, San Martino, Napoli II
Peter Beard, 965 Elephants
Interior
Peter Beard, Men in Truck
Bae Bien-U, Pine Tree
Candida Höfer, Villa di Poggio a Caiano, Prato I
Candida Höfer, Le Sénat, Paris VIII
Edward Burkynsky, Chromogenic Print