Um vinho fresco, aromático e elegante

Um vinho fresco, aromático e elegante. A colheita 2018 do Assobio tinto acaba de ser lançada. Este vinho fresco e versátil é proveniente de vinhas localizadas a uma cota mais elevada, orientadas a norte, que dão origem a vinhos com uma boa acidez, frescura e elegância.

O clima no Douro, em 2018, voltou a ser instável. A maturação aconteceu mais tarde que o habitual, mas a boa acidez das uvas permitiu que, segundo o enólogo da Quinta dos Murças, José Luís Moreira da Silva “o Assobio tinto 2018 se mantivesse fiel ao seu perfil, um vinho fresco, aromático e elegante.”

Produzido com as castas tintas típicas do Douro – Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca – o Assobio Tinto é vinificado em cubas de inox com temperatura controlada. Uma pequena parte do lote estagia em barricas usadas de carvalho francês.

Prémios Internacionais:
Colheita 2017: Decanter – 91 pts / Highly recommended
Colheita 2015: Wine Spectator – TOP 100 Best Values
Colheita 2014: Wine Spectator – 90 pts
Colheita 2012: Mundus Vini – Ouro
Colheita 2011: Wine Enthusiast – 94 pts

Assobio Tinto 2018©Esporão

A Quinta dos Murças está situada no Douro (norte de Portugal), entre a fronteira da sub-região do Baixo e do Cima-Corgo, na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, desde 1714.

Com 3,2Km de margem de rio e exposição maioritariamente a sul, a Quinta dos Murças tem uma área total de 155hta dos quais 48hta são de vinhas com castas autóctones e onde, em 1947, foi plantada a primeira vinha vertical do Douro. Além das vinhas, as oliveiras, laranjeiras, amendoeiras e a mata mediterrânica ajudam a potenciar a biodiversidade existente promovendo o equilíbrio do ecossistema.

A Quinta dos Murças é um lugar único caracterizado pela diversidade dos seus 8 terroirs, devidamente identificados, marcados por diferentes altitudes, exposições solares, solos xistosos diferentes entre si e vinhas maioritariamente verticais.

A combinação do clima extremo, característico do vale do Douro, o modo de produção biológico, a agricultura de máxima precisão e os diferentes processos de vinificação que privilegiam o carácter original dos frutos, dão origem a vinhos de terroir, concentrados, mas elegantes e de grande frescura.

Na Quinta do Murças são produzidos os vinhos Assobio DOC Douro e a gama Quinta dos Murças – Quinta dos Murças Minas, Quinta dos Murças Reserva, Quinta dos Murças Margem, Quinta dos Murças VV47, Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, Quinta dos Murças Porto Vintage e o azeite virgem extra Quinta dos Murças.