A restauração premiada em Lisboa

A restauração premiada em Lisboa
A restauração premiada em Lisboa. Foram revelados ontem, dia 20 de janeiro, às 19h30, os resultados dos Prémios Mesa Marcada: Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos 2018.
A Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, foi o palco da entrega de prémios, numa cerimónia que contou com a presença de mais de 350 pessoas, entre chefes, gastrónomos, enólogos, sommeliers, proprietários de restaurantes, profissionais da hotelaria, jornalistas e muitos mais.
Este ano subiu para 225 o número de votantes que responderam ao questionário lançado pelos autores do blogue Mesa Marcada para apurar os premiados do TOP de Restaurantes e Chefes Preferidos (contra 208, em 2018, e 153, em 2017).
Os grandes vencedores da noite foram o restaurante Feitoria, que arrecadou três prémios e o Fifty Seconds, que também foi destacado três vezes durante a cerimónia.
João Rodrigues, chefe do restaurante Feitoria/Altis Belém, conquistou o primeiro lugar das duas categorias principais: Restaurante e Chefe, repetindo a proeza alcançada nos três anos anteriores. Logo nos seguintes lugares de Chefes Preferidos estão José Avillez e Hans Neuner, respetivamente segunda e terceira posição. Já nos Restaurantes Preferidos, a tendência inverteu, com o Ocean em segundo e o Belcanto logo depois.
Filipe Carvalho, chefe executivo do Fifty Seconds, trouxe para casa o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano – atribuído a um novo chefe de cozinha que se tenha evidenciado na classificação no último ano -, e também foi ao Fifty Seconds que se atribuiu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, por ter escalado o ranking desde o ano passado, subindo 24 posições até ao 5º lugar da listagem.
O Frade ganhou o Prémio Especial César Castro “Mesa Diária”  eleito pelos votantes como “restaurante favorito de preço moderado que frequentam regularmente ou que recomendariam a um amigo”, para o qual estavam também nomeados a Taberna do Calhau, o Noélia e Jerónimo, o Bel’Empada e a Taberna Sal Grosso, que venceu o ano passado na mesma categoria.
Outra das estrelas da noite foi o restaurante Essencial, o projeto de André Lança Cordeiro  na Rua da Rosa, que conquistou o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano entregue ao restaurante aberto durante 2019 e que melhor lugar atingiu no ranking, colocado no 14º lugar nos Restaurantes Preferidos.
O Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano, atribuído a um produtor após consulta a vários chefes, foi este ano entregue à Bísaro – Salsicharia Tradicional, projeto dos irmãos Alberto António Fernandes, Alexandrina Isabel Afonso Fernandes e Alberto João Afonso Fernandes, cuja empresa produtora é especializada em presuntos, enchidos e outros produtos de origem animal, provenientes do porco bísaro, instalada em Gimonde – Bragança, no Parque Natural de Montesinho, privilegiando a sua relação com esta região. 
Prémio Especial Cutipol Carreira, que estreou o ano passado para Dieter Koschina, foi este ano para Joachim Koerper, pelo seu trabalho no restaurante Eleven nos últimos 15 anos. A par do Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano) também este é o resultado de um número de votantes mais restrito: são apenas convidados a votar os vencedores dos Top 10 dos últimos 5 anos e também os que arrecadaram prémios especiais. Assim, a lista de 18 votantes no Prémio de Produtor do Ano 2019 foram: Alexandre Silva, André Magalhães, António Bóia, António Galapito, Gil Fernandes, Henrique Sá Pessoa,  Joachim Koerper,  João Oliveira, João Rodrigues, Joaquim Leal, José Avillez, Kiko Martins, Leonel Pereira, Pedro Pena Bastos, Rodrigo Castelo, Vasco Coelho Santos, Vincent Farges, Vítor Matos.
O Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano foi entregue a Diogo Lopes, do Four Seasons Ritz Hotel. Este galardão, que foi criado pela primeira vez o ano passado e votado por um painel específico – neste caso composto por 36 jurados, a sua maioria da área de pastelaria – pretende valorizar e homenagear outras áreas da gastronomia e da restauração.
NOVOS PRÉMIOS
 
Como tem sido tradição nas últimas edições e numa busca constante para valorizar e destacar as várias áreas que enriquecem o mundo gastronómico em Portugal, esta cerimónia dos Prémios Mesa Marcada adicionou duas novas distinções às já existentes. É o caso do Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano, entregue a André Figuinha, do Feitoria, e que completa o hat trick deste restaurante nesta 11ª edição. Este novo prémio é o resultado da votação de um painel restrito constituído maioritariamente por escanções, mas que inclui, também, jornalistas, clientes, produtores e outros profissionais, directa ou indirectamente, ligado aos vinhos com ligação à restauração. 
 
Outra novidade é o Prémio Especial Serviço de Sala do Ano, atribuído por um painel restrito, que teve 21 votantes este ano, composto por profissionais de sala de restaurantes, mas também por proprietários, directores, bem como gastrónomos que os frequentam. O Fifty Seconds foi também o escolhido pelos seus pares como o melhor nesta categoria, contabilizando assim as três distinções para o restaurante com assinatura de Martin Berasategui.
 
O QUE SÃO OS PRÉMIOS MESA MARCADA?
Em 2009, o blogue Mesa Marcada decidiu promover uma votação que elegesse os melhores restaurantes e chefes de cozinha do ano, ou “Os Preferidos”, como costumam designar. De forma a criar uma distinção que fosse justa, os seus autores decidiram atribuir a decisão a um júri alargado que incluísse diversos intervenientes da área, ou seja: chefes de cozinha, responsáveis por restaurantes, jornalistas, críticos, bloguers e também o lado de lá, o do cliente, o do entusiasta do bom garfo, o gastrónomo. Desde então, o número de votantes cresceu consideravelmente, atingindo 225 participantes em 2019. Atualmente, além dos prémios mais antigos, como é o caso d’Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada, há distinções para Restaurante Novo do Ano, Chefe Revelação, Prémio Carreira, e este ano, os novíssimos, Escanção do Ano e Serviço de Sala do Ano.
COMO NASCEU O BLOGUE MESA MARCADA?
O Mesa Marcada é um blogue gastronómico de Duarte Calvão e Miguel Pires. Foi criado em 2009 para que os autores – ligados à gastronomia e ao vinho – pudessem exprimir as suas ideias sobre o tema. Desde então que se afirmou como o mais importante blogue de gastronomia, divulgando as mais recentes novidades sobre chefes e restaurantes, publicando críticas e outros artigos de interesse na área da gastronomia, em Portugal e no Mundo. Duarte Calvão criou em 1999 a página Boa Vida, no Diário de Notícias, sobre restaurantes, na qual escreveu até 2006, altura em que passou apenas a colaborar com o jornal. É também, entre muitas outras coisas, o fundador e diretor do festival gastronómico, Peixe em Lisboa. Miguel Pires considera-se alinhador de palavras sobre gastronomia em forma de texto e jornalista freelancer. É também autor do livro “Lisboa à Mesa – Guia Onde Comer. Onde Comprar”, colaborador do jornal Público,  Revista de Vinhos  (Critica Gastronómica e reportagem),  Cook_Inc (Italia ), Eater.com/38 e Essential Lisbon (USA).

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

A restauração premiada em Lisboa

bookmark_border

mais em Lifestyle

Em direcção à meta de carbono negativo

a redireccionar em 10 segundos