Nove restaurantes de 2019

Nove restaurantes de 2019! Como é hábito, elegemos alguns restaurantes dentro daqueles que fomos convidados a experimentar como os que destacaram-se no ano. Muitos foram os que impressionaram mas dentro deles, deixamos estes nove. Seja pelo serviço, qualidade da carta ou simplesmente pela surpresa da simplicidade. Encontrámos seja em Lisboa como no Porto, lugares que são verdadeiros templos à gastronomia e ao paladar.

Casa dos Prazeres:

Uma casa dedicada aos prazeres da mesa. Recordam-se de ter falado sobre o restaurante “escondido” atrás do “Rei da China“? Pois, muito bem, fomos experimentar este espaço, carta e cocktails. Num ambiente refinado como um clube dos anos 40 em Xangai, podemos imaginar um casino escondido, sobre sedas e roletas. Ao entrar temos um bar com uma carta esplêndida de cocktails de inspiração mundial com várias possibilidades. Experimentamos o Shogun Oaxaca que leva uma mistura divina entre Tequila e mezcal, pepino e gengibre. Mas, as escolhas são muitas e a apostar.

Subimos, pois os jantares são servidos no andar superior. Seguindo as medusas encarnadas da instalação suspensa, sobe-se a escadaria e chega-se a um espaço envolvente e íntimo, com luzes baixas, paredes abstractamente decoradas, quadros sugestivos e sofás em veludo bordeaux.

Embora do Grupo chef José Avillez, é o Chef Estanis Carenzo, um especialista em gastronomia asiática, que dá o mote à carta e à refeição que vamos provar.

Uma encruzilhada de novos sabores na zona de restaurantes recém-abertos. Fomos em modo de sexta-feira, conhecer um espaço que já está aberto há mais de um ano, mas um espaço acolhedor e encruzilhada de sabores.

Trópico do Cais

O restaurante Trópico do Cais dá as boas vindas ao verão com novos pratos e um novo Chefe, Pedro Hazak. Inspirado numa cultura exótica e colorida, que mistura influências das gastronomias sul-americana e asiática, o Trópico assume-se como uma marca jovem que pretende oferecer refeições de qualidade num espaço autêntico e acolhedor. 

Loja das Conservas

Este espaço continua na lista e não desilude. Já tinha falado, Loja das Conservas agora somente na rua Arsenal. Já tínhamos provado e gostado mas, no dia de Corpo de Deus, conhecemos as novidades da carta. Estão bem boas e realçamos a sardinha assada mas de conserva. Está aberto todos os dias da semana, de domingo a quarta das 12h às 22h, e de quinta a sábado até às 22h, e pode receber cerca de 40 lugares sentados.

Sauvage

Uma selva de sabores à nossa disposição. Fora da zona de conforto de muitos dos restaurantes que abriram ultimamente, em zona do Campo Pequeno, fomos encontrar delícias gastronómicas pela mão do Chef Ricardo Gonçalves, vindo anteriormente da Enoteca de Belém. Um espaço fantástico dos sócios António Carrilho e Rui Jácome, oferece espaços diferentes, bar, sala interior, uma sala para um pequeno grupo e um jardim exterior.

Meat me

Carne, cocktails e um serviço de luxo. E onde? no novo restaurante Meat Me. No passado dia 25 de Abril, fomos experimentar uma magnífica surpresa, um restaurante que vem elevar a qualidade da oferta em Lisboa. Uma verdadeira casa que sabe acolher quem nela entra, com um serviço fantástico. Cada canto foi pensado para o melhor serviço ao cliente, desde do bar, ao restaurante e até aos pormenores de higiene na casa de banho. Tudo pensado ao pormenor para que tenhamos uma boa vivência e para que voltemos com vontade de mais.

Rei da China

O Rei da China é o novo restaurante no Chiado e que fomos experimentar esta semana. Com sopas ricas de inspiração asiática – as Super Sopas – e ainda Petiscos, Os Infiltrados (preparações sem caldo) e Sobremesas, para consumir no local ou para levar. Com um ar tipicamente cosmopolita vai fazer as delicias de quem gosta, como nós, de comida oriental.

Cantina Peruana

O Peru ao virar da Esquina em Lisboa. Mais uma boa surpresa do Grupo José Avillez, a nova Cantina Peruana recria o ambiente informal e boémio das típicas cantinas de Lima. E, tivemos um jantar muito bom! Embora num sítio novo, a carta continua a basear-se numa cozinha peruanacontemporânea e convida a uma viagem pelas ruas de Lima, com as suas diferentes influências gastronómicas – andina, espanhola, africana, japonesa ou chinesa.

Casario

Um verdadeiro duo maravilha na cozinha? sim, fomos encontrar em plena ribeira do Porto, o resultado de um duo maravilha na gastronomia, os Chefs Miguel Castro e Silva e José Guedes. Juntos regem a ementa do Casario.

O restaurante Casario – cujo nome é inspirado precisamente no cenário histórico que rodeia a Gran Cruz House e onde está inserido o restaurante – serve assim uma cozinha dinâmica, de fine dining confortável, que pretende proporcionar verdadeiras viagens gastronómicas e vínicas. De ambiente muito familiar, ou seja, podia ser a sala de jantar de uma qualquer família da ribeira do Porto. A decoração remete-nos imediatamente para isso.

The George Restaurant & Terrace

Uma enorme surpresa em Vila Nova de Gaia. Na quinta-feira, depois de uma exaustiva viagem de comboio entre Lisboa e Porto, encontramos o oásis para descansar. Com uma vista estupenda para a ribeira da cidade do Porto, podemos deliciar-nos com uma refeição surpreendente. A carta é da autoria do Chef Pedro Limão. Mas, na quinta-feira conhecemos o Head Chef Hugo Portela, ambos de parabéns. Se querem uma experiência enraizada na tradição portuguesa e no norte do país, este é o local.

Situado na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia e integrando o The House of Sandeman Hostel & Suites, o The George Restaurant & Terrace é uma fusão de tradição e modernismo.