E depois do Natal? Neste final de ano?

E depois do Natal? Neste final de ano? Como aumentar a nossa empregabilidade? É um candidato capaz de despertar o interesse dos recrutadores? Quais são as competências que podem contribuir para o mercado de trabalho e que o diferenciam dos demais candidatos?

O conceito de empregabilidade tem ganhado cada vez mais peso nos processos de seleção. Selecionar a pessoa mais apropriada entre milhares de currículos nem sempre é fácil e quem o diz são os responsáveis da Adecco, empresa líder em Recursos Humanos.

Os técnicos de recrutamento definem a empregabilidade na área do mercado de trabalho como a capacidade pessoal de uma pessoa se candidatar a um emprego ou de crescer nele. Nesse sentido, o candidato apresenta um potencial individual que desperta o interesse das empresas. Como candidato, é importante que as pessoas se concentrem em identificar, desenvolver e avaliar as competências que permitem aumentar a sua empregabilidade para os recrutadores.

Empregabilidade contra os caprichos do mercado de trabalho
A atual situação do mercado de trabalho é complexa, mas se tiver uma ideia clara do seu objetivo e for capaz de desenvolver as suas competências para se adaptar às novas exigências das empresas e às flutuações do mercado de trabalho, estará a aumentar a sua empregabilidade futura. O ambiente profissional está sujeito a mudanças desenfreadas e a um ritmo impetuoso. Nesse contexto, como candidato, precisa apresentar o que o diferencia do resto. É a única maneira eficaz de maximizar suas oportunidades.

A empregabilidade é algo que é gerado com base na nossa capacidade de aprender, logo implica a necessidade de atualizar o conhecimento e formação, para ser flexível e enfrentar as mudanças.

Vivemos tempos em que a versatilidade, a variabilidade e a transformação são protagonistas. Para aumentar a sua empregabilidade poderá seguir algumas regras básicas essenciais como traçar o seu plano de carreira, ser flexível e adaptável desenvolvendo a capacidade de se reinventar, valorizar a formação e a contínua aprendizagem, a sua marca pessoal, ou seja a identidade digital. Igualmente essencial é expandir a sua rede de contactos.

Estes são alguns conceitos a repensar aproveitando este final e ano e para aumentar, em 2020, a sua empregabilidade. De qualquer forma, fica claro que é uma tarefa pessoal que se mantém atualizada e em aprendizagem contínua para não parar de desenvolver o seu talento e colocá-lo a serviço de outras pessoas.