Cocktail inspirado na cultura portuguesa

“Nau” é o nome do cocktail inspirado na cultura portuguesa criado para a ‘Patrón Perfectionists’, a maior competição de tequila do mundo!

O bartender Pedro Duarte, bar manager num restaurante situado na plena ribeira do Porto, inspirou-se na cultura portuguesa e numa história de amor vivida por carta há cerca de 30 anos para a sua mais recente criação. ‘Nau’ é o nome do cocktail que surgiu desta inspiração e levou o bartender à grande final da “Patrón Perfectionists 2020”.

Em agosto de 2019, saiu vencedor na etapa nacional e, mais recentemente, rumou até Barcelona e triunfou na etapa Ibérica. A final mundial da considerada maior competição de tequila do mundo vai acontecer no México, no próximo mês de janeiro.

Mais do que matar a saudade este cocktail alimenta a alma. Inspirado na história e no atrevimento de Luís de Gaspar, que resolveu enviar uma carta sem destinatário e encontrou o amor da sua vida, também esta criação teve um final feliz. Há 30 anos, Luís de Gaspar escreveu somente no envelope “Sr. Carteiro, por favor entregar esta carta à jovem mais simpática da aldeia”.

Em 2019, Pedro Duarte criou o “Nau”, um cocktail que apela aos sabores portugueses como o vinagrete, os coentros, o grão de bico e o vinho do Porto, mas também da curcuma, pela influência nos descobrimentos. No entanto, a rainha da festa é mesmo a tequila Patrón, uma marca reputada que conquistou o título de primeira tequila premium do mundo.

Um cocktail diferente, a que se alia a criatividade da apresentação e da mistura, que levou os jurados a elegerem-no como vencedor nas duas etapas. Nesta criação, está também presente a cortiça, um dos produtos mais antigos que coloca Portugal como o maio produtor desta matéria-prima no mundo. Também a marca mexicana privilegia este material para as suas garrafas, designando-a como a “melhor cortiça do mundo”. Como o próprio descreve este cocktail “Têm sabor de conforto e de gratidão”.

Segundo informação recebida, a competição “Patrón Perfectionists” vai já na sua quinta edição e esta é a primeira vez que Portugal se faz representar. O concurso desafia bartenders de todo o mundo a serem criativos, verdadeiros storytellers e a elevarem os seus países nas criações apresentadas. Agora, na final mundial que terá lugar entre os dias 18 e 24 de janeiro em Jalisco, México, Pedro Duarte irá competir pelo título mundial de Patrón Perfectionist 2019, entre 22 concorrentes.

Ingredientes:
50 ml Patron Silver
20 ml Vinho Porto Branco Extra Dry
30 ml Cordial curcuma
15 ml Vinagrete coentros
30 ml aquafaba