O tempo e os seus mistérios recuperados

O tempo e os seus mistérios recuperados. Ao longo da sua história, a Vacheron Constantin tem dado provas do seu profundo compromisso com a arte e a cultura, concretizando-o em várias parcerias. A sua relação com o Louvre constitui uma extensão natural desta celebração da beleza e da constante preocupação com a conservação, preservação e transmissão do património cultural e artístico. Nos futuros projetos iremos assistir a colaborações inspiradas nas coleções do Louvre.

Após ter patrocinado, em 2016, o restauro do relógio denominado La Création du Monde (uma obra-prima da relojoaria de precisão do século XVIII, oferecida ao Rei Luis XV em 1754  e depositada pelo Musée National des Châteaux de Versailles et de Trianon no Louvre), este ano, a Vacheron Constantin vai estabelecer formalmente uma parceria com o Louvre. Esta colaboração reflete os legados das duas instituições, que partilham o respeito pela história, pela cultura e pelo património artístico.

Louis Ferla, Administrador Delegado da Vacheron Constantin, afirmou: “Dou as mais entusiastas boas-vindas a esta parceria entre as nossas duas instituições, ambas com séculos de existência, mas, porém, firmemente enraizadas no século XXI, como se pode constatar pelo ótimo acolhimento que receberam junto dos círculos de iniciados e especialistas. A nossa Casa sempre se destacou pelo seu compromisso com a arte e pelo mecenato cultural. Conjuntamente com o Louvre, estamos a iniciar um novo capítulo dessa história. Não poderíamos ter ambicionado um parceiro melhor, para manter um diálogo construtivo nos campos da arte e da cultura“.

Jean-Luc Martinez, Presidente-Diretor do Museu do Louvre, afirmou: “O Louvre foi sempre um lugar vibrante, que inspirou talentos criativos de todas as épocas. Constitui uma  satisfação enorme constatar que a Vacheron Constantin, uma casa comprometida com as artes aplicadas da Alta Relojaria, um trabalho que requer muita paciência e é altamente exigente, encontra no Louvre um repertório e técnicas que reforçam e ampliam o seu foco na beleza.”

Esta relação com o Louvre dá uma continuidade natural ao compromisso artístico e cultural da Vacheron Constantin, que abarca áreas próprias de instituições centenárias nas quais o arquivo, a conservação e o restauro são fatores decisivos. Este vínculo com os esplendores do passado e a transmissão do conhecimento significam igualmente um profundo respeito pelas artes práticas, que são essenciais, tanto nas criações da Vacheron Constantin como nas atividades do Louvre.

Apoiando-se na força destas capacidades comuns que resultarão em frutíferas conversações sobre práticas e técnicas artesanais, as duas instituições selaram uma parceria que adotará principalmente a forma de projetos de relojoaria inspirados nas obras-primas do Louvre. A Vacheron Constantin e o Louvre colaborarão igualmente em projetos criativos orientados para a promoção das artes, da criatividade e da beleza, através de um enfoque multicultural.