Estrelas Michelin para Portugal

Estrelas Michelin para Portugal. Era um dos favoritos das previsões e conseguiu a proeza: um ano e meio após a abertura, o EPUR atingiu o patamar das estrelas Michelin, com uma estrela no palmarés. Através da sua cozinha criativa e depurada, o chefe Vincent Farges – que ao longo de vários anos teve uma estrela na Fortaleza do Guincho – entra pela porta da frente na constelação Michelin.

Vincent Farges: 

Ganhar esta estrela é uma grande recompensa pelo trabalho que a minha equipa e eu estamos a desenvolver há mais de um ano no Epur. Dá-nos uma grande satisfação receber este reconhecimento por parte do guia, e um sentimento de realização de que estamos a fazer as coisas bem feitas.

FEITORIA

O restaurante Feitoria liderado pelo chefe João Rodrigues, aberto desde 2009, ganhou uma estrela Michelin três anos após a abertura, em 2012, e desde então o chefe, em conjunto com uma equipa sólida e coesa, tem vindo a aprimorar e refinar o conceito gastronómico, de grande respeito pelo produto e tradições gastronómicas portuguesas. Este ano, o restaurante mantém a estrela, o que confirma, mais uma vez, o trabalho consistente feito até agora.

João Rodrigues:

“Parabéns a todos os chefes e às suas equipas. Vamos continuar a trabalhar a pensar no futuro, focados no nosso projeto e sobretudo para os nossos clientes.”

LAB BY SERGI AROLA

Aberto em 2015, o restaurante LAB by Sergi Arola foi distinguido pelo quarto ano consecutivo com uma estrela Michelin, continuando a surpreender com as suas propostas gastronómicas. A colaboração do chef com o Penha Longa data de 2006 e tem-se tornado cada vez mais estreita com a abertura do LAB.

Sergi Arola:

“Gostaria de agradecer a toda minha equipa pelo seu esforço e empenho de fazer sempre melhor, excedendo as expectativas. É muito gratificante receber esta estrela que valida e premeia a minha maneira particular de ver o mundo da gastronomia. Não conquistámos a segunda estrela, talvez seja no próximo, e quem sabe se depois até virá a terceira. Sinto-me totalmente apoiado e estou bastante consciente das metas que estabeleci a mim próprio. Obrigado a todos”.

MIDORI

Com mais de vinte anos de existência, foi um dos primeiros restaurantes japoneses a abrir em Portugal, e o seu caminho tem sido o de um verdadeiro mutante. No ano passado, pouco mais de um ano depois de ter alterado totalmente o seu conceito gastronómico e o seu espaço, o Midori conquistou a sua primeira estrela Michelin, que este ano mantém, continuando a ser o único restaurante asiático do país com uma estrela Michelin.

Pedro Almeida:

“É com grande alegria que o guia tenha renovado o reconhecimento à cozinha que praticamos no Midori, com um nível de exigência que só é possível graças a uma equipa extremamente dedicada e empenhada em mostrar todos os dias o seu valor e de me apoiar nesta aventura. Obrigado a todos os que acreditam neste projeto, principalmente ao nosso diretor David Martínez que sempre nos incentivou a seguir em frente. Continuamos o trabalho consistente com o compromisso de elevar a nossa gastronomia mais além”.

David Martínez, diretor do Penha Longa Resort, manifesta-se sobre as distinções recebidas pelos restaurantes deste prestigiado hotel com 26 anos de história em Sintra: “O LAB e o Midori, ambos com 1 estrela Michelin, confirmam a forte aposta que o resort tem feito na gastronomia de excelência. O Penha Longa é desde há um ano o único Resort em Portugal com dois restaurantes galardoados pelo Guia Michelin. Esta distinção vem reafirmar que o investimento na alta cozinha é um caminho vencedor. A arte de bem comer é uma peça chave da arte de bem receber”.

WILLIAM RESTAURANT

Pelo quarto ano consecutivo, o William Restaurant do Belmond Reid’s Palace (Funchal) volta a ser distinguido com uma estrela Michelin.

Luís Pestana: 

“Obter este reconhecimento pelo quarto ano consecutivo é um motivo de orgulho para a equipa do William Restaurant, como também para toda a família do Belmond Reid’s Palace e para a ilha da Madeira. Chegar aqui só é possível graças ao excelente trabalho desenvolvido por todos aqueles que fazem parte deste projeto.Temos como objetivo continuar a oferecer o melhor que a Madeira tem, e isto traduz-se na qualidade dos produtos que utilizamos e na hospitalidade e serviço que proporcionamos. A ideia é, sobretudo, despertar curiosidade pela nossa forma de trabalhar.”

Ciriaco Campus, diretor do Belmond Reid’s Palace: 

“A renovação da estrela no William Restaurant é a prova que a nossa paixão e dedicação compensam. O caminho é claro: queremos melhorar a cada dia que passa, para que esta nossa estrela atinja novos patamares.”