Um relógio desportivo e elegante

O ODYSSEUS é um relógio desportivo e elegante destinado a quem aprecia alta relojoaria mas tem um estilo de vida muito ativo. O imponente design da caixa em aço inoxidável com um diâmetro de 40,5 milímetros e uma espessura de 11,5 milímetros, complementada por uma bracelete integrada igualmente em aço inoxidável, incorpora elementos de estilo tradicionais da manufatura e reinterpreta-os de maneira original. Essa faceta aplica-se particularmente à secção média da caixa tripartida, esculpida de modo a sobressair lateralmente.

As superfícies são decoradas com um acabamento estriado e as arestas são chanfradas para melhor contraste. Essa combinação entre superfícies escovadas e arestas biseladas também está presente nas asas e nos elos da bracelete maciça em aço inoxidável. Às 2 e 4 horas encontram-se botões especialmente selados para o acerto da data e do dia da semana.

O ODYSSEUS é o primeiro relógio Lange dotado de uma caixa estanque com coroa de rosca. Foi testado para funcionar a uma pressão de 12 bar. Atualmente, a manufatura A. Lange & Söhne apresenta cinco linhas na sua coleção: o LANGE 1, o SAXONIA, o 1815, o RICHARD LANGE e o ZEITWERK.

O ODYSSEUS representa a nova face que vem introduzir no catálogo uma sexta família de relógios. E, como já é habitual na Lange, o novo modelo está não só dotado de um design distinto mas também de um movimento que foi especificamente idealizado e desenvolvido para ele.

O que primeiro salta à vista no mostrador em tom azul escuro é a nova indicação dupla do dia da semana e da data. Posicionada à direita, a data sobredimensionada típica da Lange apresentada na tradicional janela dupla é complementada por uma igualmente grande indicação do dia da semana no lado esquerdo. Os segmentos verticais exteriores acompanham a curvatura da luneta. A tipografia clássica da Lange é utilizada em ambas as indicações, embora neste caso os algarismos e as letras surjam em branco contra um fundo azul. O novo calibre é formado por 99 componentes individuais.
A bracelete em aço inoxidável é extremamente confortável de usar. O seu comprimento pode ser ajustado em pequenos incrementos até 7 milímetros através do fecho de báscula de segurança. Ao pressionar-se o botão gravado com a assinatura da Lange, a bracelete pode ser puxada ou empurrada até se chegar ao comprimento desejado sem ser preciso abrir o fecho. Se necessário, a bracelete pode ser alargada com a adição de mais elos.

A manufatura A. Lange & Söhne desenvolveu o novo calibre de manufatura L155.1 DATOMATIC especificamente para o ODYSSEUS. O nome DATOMATIC, bem visível no rotor, refere-se ao mecanismo da data em combinação com o sistema de corda automática. Com um diâmetro de 32,9 milímetros, o movimento que se pode apreciar através do fundo transparente em vidro de safira preenche completamente a caixa. Está dotado de um rotor central de sentido unidirecional com massa centrifuga em platina. Graças à esqueletização do rotor, é possível observar os outros
detalhes e acabamentos do movimento finamente decorado à mão.

Com a carga completamente carregada, o tambor de corda apresenta uma autonomia máxima de 50 horas. Para garantir uma elevada precisão apesar dos fatores externos, o novo calibre automático funciona a uma frequência de 28.800 alternâncias por hora (4 hertz). O balanço, dotado de uma configuração inédita, é regulado graças a quatro parafusos que estão alinhados com a parte exterior da orla do balanço. O desenho garante maior estabilidade apesar da elevada frequência. Juntamente com o balanço de oscilação livre de fabrico próprio, a redução da resistência ao ar repercute-se positivamente na precisão e eficiência energética do movimento.