Baixa com uma nova loja mas com verdadeira história

Baixa com uma nova loja mas com verdadeira história

Baixa com uma nova loja mas com verdadeira história. A Claus Porto continuou com as surpresas e desvendou-nos a sua nova aposta comercial na Baixa Pombalina. E, ficamos contentes, por esta zona ter, de facto, uma proposta que é verdadeiramente histórica na tradição portuguesa e na manufactura do nosso país. Não, mais uma construção fictícia para turista ver.

No século XVI, conforme Portugal forjava a sua primeira rede de comércio internacional, produtos perfumados provenientes de todo o mundo eram expedidos para as lojas da Baixa.

Lisboa era abastecida diretamente do Oriente com pedras preciosas, pérolas, perfumes requintados e as especiarias mais apreciadas,” relata um livro da época. Os perfumistas competiam com os joalheiros em número, notava um visitante oriundo de Veneza. Das grandes casas de comércio da Baixa, mais de metade eram dedicadas à perfumaria.

Estes espaços encontravam-se repletos de almíscar, âmbar, essência de rosas proveniente de Deli e de Singapura, canela, gengibre, gálbano da Pérsia e muitos outros ingredients exóticos que libertavam os seus aromas pelas ruas da Baixa.

Agora, preparamo-nos para devolver a alta perfumaria a este bairro lisboeta, com a abertura da segunda loja Claus Porto em Lisboa, no coração histórico do centro do comércio da cidade.

A nova loja está localizada na esquina de duas das ruas mais emblemáticas da Baixa: a Rua da Madalena, com as suas casas aristocráticas do século XVIII – e assim chamada em homenagem a Santa Maria Madalena, santa padroeira dos perfumistas -, e a fervilhante Rua dos Bacalhoeiros, onde cafés e lojas da moda vieram substituir os antigos armazéns de bacalhau que há muito batizaram aquela artéria.

Claus Porto, Ach Brito, Sabonetes, Rua da Madalena

A escolha do local não foi feita ao acaso. Para além da sua herança história e cultural, esta zona da Baixa tornou-se novamente um ponto de encontro para viajantes de todo o mundo, atraídos pela história e beleza dos seus monumentos e espaços públicos e pela energia vibrante gerada pelos restaurantes, hotéis e lojas que estão a dar uma nova vida a este canto da cidade.

A loja ocupa o piso térreo de um edifício pombalino do século XVIII. “Desenhar uma loja para a Claus Porto, uma marca histórica com mais de 100 anos, no âmbito da reabilitação do edifício em que se situa, foi algo que nos fez todo o sentido desde o início,” explica Nuno Nascimento da ARX Portugal Arquitectos + Nuno Nascimento, que planearam a renovação. “O projecto de reabilitação para o edifício situado na Baixa Pombalina passou por restituir as características originais do edificado, muitas vezes adulteradas nas intervenções que sofreu ao longo de mais de dois séculos.

A fachada do edifício foi cuidadosamente recuperada pelos arquitetos. Feita em lioz, um tipo raro de calcário que ocorre em Portugal, este material também pode ser encontrado em monumentos emblemáticos como a Torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerónimos.

Lá dentro, toda a história do edifício está refletida no chão em lioz e nas paredes brancas das salas, sendo que os espaços adjacentes foram revestidos com painéis de cortiça para um toque de conforto, numa referência aos pavimentos originais dos apartamentos. Cortinas cor de azeitona escura realçam o brilho das ferragens exteriores.

Os passageiros que chegam a partir do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa – uma grande porta de entrada para a cidade – encontrarão a loja da Madalena mesmo no caminho que os leva até ao centro da cidade.

O tema da loja são precisamente as viagens. A seleção de produtos foi feita com o objetivo de ser travel friendly, fácil de transportar e ideal para oferecer como presente. O design da loja evoca o lobby de um “Grand Hotel” contemporâneo, numa homenagem às emblemáticas embalagens das coleções Deco, Classico e Musgo Real da Claus Porto.

Claus Porto, Ach Brito, Sabonetes, Rua da Madalena

O latão, o vidro e o mármore têm um papel predominante na decoração. O grande destaque do espaço é o “soap bar”, onde os visitantes podem fazer diferentes combinações de sabonetes para criarem “cocktails” personalizados de cores e aromas. Imagine, por exemplo, um shot cítrico de Banho, uma pitada floral de Chypre, um topping doce de Voga e aqui tem o seu cocktail de sabonetes Art Deco sob a forma de uma caixa personalizada.

Este espaço descontraído mas cheio de estilo será o complemento perfeito para a loja Claus Porto do Chiado, que se mantém como a referência principal da marca em Lisboa. Esta abertura é mais um testemunho da crescenta rede de retalho próprio da Claus Porto, que também inclui a Flagship Store da marca na Rua das Flores, Porto, e a premiadíssima loja de Nova Iorque, no bairro de NoLita. 

Loja Claus Porto – Madalena

Rua dos Bacalhoeiros, 36, Lisboa

Telefone: 910 154 045

Email: loja.madalena@clausporto.com

Horário:

Segunda a Sábado das 10:00 às 20:00 | Domingo das 10:00 às 19:00

Claus Porto, Ach Brito, Sabonetes, Rua da Madalena

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Baixa com uma nova loja mas com verdadeira história

bookmark_border

mais em Lifestyle

Estreia europeia do filme "The Story of Plastic"

a redireccionar em 10 segundos