Nova imagem pela mão de Nuno Gama

A Fertagus apresentou, no passado dia 17 de setembro, no evento de comemoração dos 20 anos, na estação do Pragal, as novas fardas dos funcionários desenvolvidas pelo designer português Nuno Gama. Integrando a campanha “Sobre o Tejo. Sobre Si”, o novo fardamento assenta também nos quatro pilares da empresa: mobilidade, integração, sustentabilidade e eficiência, e é um claro caminho para a modernidade da empresa.

Nascido em Azeitão, o estilista Nuno Gama passou grande parte da sua infância na Margem Sul do Tejo, na Arrábida, tendo acompanhado o processo de criação da Fertagus. “O meu pai dizia que quando construíram a ponte fizeram uns túneis por baixo para um dia passar o comboio. Eu fiquei fascinado com essa história e contei aos meus amigos que gozaram comigo. Quando surge o projeto para a Fertagus fiquei muito contente, porque afinal o meu pai tinha razão, e quase que liguei aos meus amigos para lhes dizer que o meu pai tinha razão”, revela o designer no vídeo que desenvolveu para a campanha digital da Fertagus e que partilhou na sua conta de Instagram.

As novas fardas desenvolvidas por Nuno Gama são de produção 100% nacional e procuraram responder às necessidades dos funcionários da Fertagus, que passam muitas horas em pé, estão expostos ao frio no Inverno ou ao calor no Verão e precisam de uma indumentária confortável. Além disso, procurou-se transmitir valores como qualidade, eficiência, confiança e simpatia. As cores da empresa mantiveram-se e o uso do azul, vermelho e verde continuaram a ser os destaques.

“A partir do momento em que temos uma pergunta temos de ir à procura da resposta e essa resposta é construída através daquilo que é a imagem pública da própria empresa. Por isso, tive de ir à procura de elementos identificativos naquilo que é o património e a história da Fertagus”, começa por explicar Nuno Gama. “Estas fardas destacam-se pela monocromia entre o azul marinho que se impõe de alguma forma, com a barra diagonal do vermelho e do verde, que vêm introduzir um pouco de dinamismo, e que vai sobretudo ajudar a identificar rapidamente os funcionários da empresa. Quando estou na estação olho e à distância consigo perceber que aquela pessoa está vestida de uma forma diferente e que se identifica com a imagem da Fertagus”, acrescenta.

“Com as celebrações e o balanço que está a ser feito em torno destes 20 anos de Fertagus fazia todo o sentido envolver os colaboradores que são o rosto da nossa empresa. São eles que lidam diariamente com os clientes e que respondem às suas necessidades numa primeira fase, portanto, apresentar-lhes um novo conjunto de fardas é também agradecer o excelente trabalho que têm feito e continuar a projetar a empresa para o futuro. Neste contexto, na conceção do fardamento demos especial relevo às questões que têm sido identificadas pelos colaboradores ao longo destes anos. Apostámos na simplificação das peças e na sua modernização, mas mantendo sempre a preocupação com a imagem que transmitimos aos nossos clientes.  Acreditamos que com estas novas fardas, que o Nuno idealizou, iremos garantir maiores níveis de conforto para os nossos colaboradores no desempenho das suas funções e, simultaneamente, manteremos a imagem de excelência que nos caracteriza, embora mais moderna e convergente com os tempos atuais e futuros. A reação dos nossos colaboradores tem sido muito positiva às simplificações introduzidas”, refere Filipa Ferreira, Diretora de Recursos Humanos da Fertagus.

O novo fardamento vai chegar aos 115 colaboradores da Fertagus, dos quais 45 são da área de Produção e 70 da área Comercial.