Cerveja e conversa, vamos ouvir!

Cerveja e conversas à volta dela! Está disponível, no Youtube, Spotify e Apple Podcasts, o primeiro podcast ‘O Estado da Cerveja’. Com uma periodicidade trimestral, cada podcast conta com um convidado especial para uma conversa descomprometida com Octávio Costa. O projecto resulta de uma parceria entre a SOVINA e OG & Associados – empresa responsável pela organização de alguns dos principais festivais de cerveja do país, como o “ArtBeerFest” ou o “Porto Beer Fest”. 

A Sovina, sendo pioneira no conceito de cerveja artesanal no mercado nacional, tem contribuído ao longo do tempo para a construção de uma cultura cervejeira em Portugal. O objectivo do podcast ‘O Estado da Cerveja’ é promover o debate e uma cultura da cerveja empenhada, esclarecida e plural. 

Segundo o anfitrião, Octávio Costa, ‘A cultura cervejeira portuguesa ganha mais uma ferramenta de evolução. O ‘Estado da Cerveja’ vem acrescentar valor aos ingredientes dessa fermentação em pleno amadurecimento. De uma comunidade, dos seus protagonistas, e de um produto de qualidade a conversar para um mercado, também ele em evolução e crescimento.’ 

O primeiro podcast está já disponível em vídeo no Youtube e em formato áudio no Spotify e Apple Podcasts e conta com Daniel Belo, jornalista, locutor da Antena 3 e um consumidor apaixonado de cerveja artesanal. O actual estado da cerveja em Portugal e os desafios para o futuro são o tema central desta conversa que surge no seguimento de um debate iniciado no Festival de Cerveja Oliva Beer Mind. Octávio Costa procura ainda aprofundar com o convidado o ponto de situação da evolução do mercado nos últimos anos e entender que futuro pode a cerveja ter em Portugal.  As próximas conversas deste podcast serão debates abertos sobre várias temáticas relacionadas com o consumo de cerveja em Portugal. 

A Sovina foi pioneira no conceito de cerveja artesanal em Portugal. O impulsionador da ideia foi Alberto Abreu, após vários anos a aprofundar o conhecimento cervejeiro. À paixão de Alberto, juntaram-se Arménio Martins e Pedro Sousa, motivados pelo comum entusiasmo pela cerveja e pelo seu fabrico, formando a empresa Os Três Cervejeiros. O projecto começou em 2009, com uma loja cervejeira vocacionada para a formação e disponibilização de equipamentos e matérias-primas para produção de cerveja caseira.