Nova loja dedicada ao trabalho das oficinas da FRESS

Ontem fomos conhecer o novo espaço da FRESS, ou seja a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS). O espaço foi chamado de Manufactum by FRESS e inaugurou ontem. A nova loja, localizada no nº 79 da Rua do Alecrim, no Chiado em Lisboa, tem como objetivo promover o trabalho das oficinas da FRESS. Com a abertura da loja, é apresentada uma nova linha de mobiliário contemporâneo assinada por prestigiados designers nacionais e internacionais.

A nova linha de peças contemporâneas da FRESS, criada em parceria com vários designers contemporâneos como Filipe Alarcão, Marco Sousa Santos, Emmanuel Babled, Marre Moerel e Sam Baron, vem mostrar que os saberes tradicionais das artes da madeira e dos metais podem ser aplicados a desenhos contemporâneos.

Este encontro entre os ofícios tradicionais e o design contemporâneo marca um momento importante na história da Fundação que completa em 2019 os seus 66 anos de existência. Todo o saber dos mestres da FRESS foi utilizado nestas produções, dando origem a peças decorativas e de mobiliário manufaturado de extrema qualidade, que preserva e reinventa a arte dos ofícios tradicionais portugueses. Algumas destas peças nasceram em parceria com a Associação Passa ao Futuro.

“Não temos que continuar a fazer apenas peças de linhas clássicas. Podemos abraçar o futuro e manter a utilização de materiais nobres e as técnicas de manufatura tradicionais para ver nascer peças de hoje, que os clientes com gosto mais contemporâneo queiram comprar,” afirma Vanessa Salgado, Administradora da FRESS com os pelouros Comercial e Marketing.

A Manufactum by FRESS irá também comercializar as peças de mobiliário das linhas clássicas da FRESS, com a reprodução de mobiliário de época que abrange diferentes épocas e estilos. Podem ainda ser adquiridos no novo espaço presentes originais, como diferentes publicações especializadas, porcelanas, pratas, estanhos, peles, marmoreados ou objetos de passamanaria.

A Manufactum by FRESS mostra ao público o que de melhor se faz na FRESS, preservando e reinventando a arte dos ofícios tradicionais portugueses. 

Horário Manufactum by FRESS:

Segunda a sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 19h00.

Encerra ao domingo.