O cinema em Festa novamente

O cinema em Festa novamente. A maior celebração do cinema em Portugal está de volta. Faltam apenas duas semanas para o regresso oficial da Festa do Cinema, que vai juntar todas as salas, auditórios e espaços cinematográficos de Portugal no evento que dá aos espectadores a possibilidade de pagar apenas 2,5 euros* pelos bilhetes de cinema em qualquer sessão. Nos dias 13, 14 e 15 de maio, os portugueses vão poder voltar a repetir as viagens a solo ou em grupo às suas salas preferidas que fizeram da Festa do Cinema 2018 a mais concorrida de sempre, com quase 250 mil espectadores.

O maior desafio vai ser mesmo escolher o que ver, porque a programação da primeira Festa de Cinema de 2019 está recheada de filmes para todos os gostos, com grandes estreias nacionais e internacionais. Na primeira linha surgem os filmes de super-heróis: ‘Os Vingadores’, que acabam de pulverizar todos os recordes em Portugal e em todo o mundo, garantindo o melhor fim de semana de estreia de sempre com o seu End Game, e prometem levar ainda mais milhares de pessoas ao cinema durante os três dias da Festa; ‘Capitão Marvel’ e ‘Shazam’ são as alternativas para quem quiser manter-se nos universos da Marvel ou da DC. Para os mais novos e as respetivas famílias, o cartaz também está recheado de boas escolhas: ‘Dumbo’, ‘Cai Na real Corgi’, ‘O Parque das Maravilhas’, ‘Mr Link’, ‘A Grande Viagem’ e ‘Mary e a Flor da Feiticeira’ estão confirmados. As estreias das próximas semanas ajudam a aumentar a quantidade e qualidade disponível nos cinemas de todo o país, com destaque para ‘Seduz-me, se és capaz’, ‘O Professor e o Louco’, ‘Operação Hummingbird’, ‘Ruben Brandt, Coleccionador’, ‘Pokémon Detective Pikachu’, ‘Beach Bum, a Vida numa Boa’, ‘Um Ato de Fé’ e ‘Guerra sem Quartel’.

A aposta na produção nacional, uma marca histórica da Festa do Cinema, continua a fazer-se sentir através dos recentes sucessos ‘Snu’, ‘Diamantino’, ‘Quero-te Tanto’ e ‘Menina’, aos quais se junta a estreia de ‘Hotel Império’, de Ivo Ferreira e ‘Solum’, de Diogo Morgado. Além disso, a Festa do Cinema e a Academia Portuguesa de Cinema fecharam um acordo que vai permitir a inclusão de vários filmes vencedores dos Prémios Sophia 2019 na programação do evento. ‘Raiva’, de Sérgio Trefaut, ‘O Labirinto da Saudade’, de Miguel Gonçalves Mendes, ‘Kids Sapiens Sapiens’, de António Aleixo, ‘Sleepwalk’, de Filipe Melo, ‘Entre Sombras’, de Mónica Santos e Alice Guimarães, e ‘Terra Ardida’, de Francisco Romão (ETIC), vão ser recompensados pelas distinções nos Prémios Sophia e serão exibidos em cinemas selecionados.

Para quem prefere o cinema europeu não-português, estão confirmadas as produções francesas ‘Amoureux de Ma Femme’ (A Outra…), ‘Enchantées’ (Irmãs a Meias), ‘Facteur Cheval’ (A Incrível História do Carteiro Cheval), ‘Le Monde est à Toi’ (O Mundo é Teu) e ‘Sauver ou Périr’ (Vida Por Vida); as produções italianas ‘Moglie y Marido’ (Mulher e Marido), ‘Il Postino’ (cópia nova restaurada do Carteiro de Pablo Neruda) e ‘Tropa Grazia’ (Lúcia Cheia de Graça); e os filmes espanhóis ‘ Diana’, ‘O Enigma da Rosa’, ‘Devota com Pouca Sorte’ e ‘Onda de Crimes’.

A Festa do Cinema 2019 faz-se assim com os maiores sucessos do Cinema atual e com a riqueza e diversidade de propostas de várias cinematografias, com destaque para o número significativo de filmes portugueses simultaneamente em exibição. Este ano, a Festa do Cinema vai ser a dobrar, para além dos três dias de celebração que são hábito desde 2015,  pela primeira vez, a Festa vai ter duas edições no mesmo ano. A primeira edução já estes dias 13, 14 e 15 de Maio, a segunda no Outono.

Todas as novidades da Festa do Cinema 2018 estão disponíveis através do site oficial e das páginas no FacebookInstagramTwitter e Youtube.