James Bond retorna ao Hotel Palácio Estoril

Dois ícones da história do Estoril voltam a encontrar-se. O Hotel Palácio Estoril, um dos meus preferidos, vai receber, no final do próximo mês de Maio, o actor australiano GEORGE LAZENBY, o agente JAMES BOND do filme “007 – Ao Serviço  de Sua Majestade”.

O sexto filme da saga James Bond foi rodado em grande parte em Portugal e estreou-se em Londres em 1969.  O regresso de GEORGE LAZENBY ao Estoril é o ponto alto da celebração dos 50 anos desse filme. Um grupo de fãs de James Bond, originário de várias partes do mundo, desloca-se também a Portugal, para visitar, na companhia do protagonista, os diversos locais que foram cenário do filme.

O elenco  de “007 – Ao Serviço de Sua Majestade” ficou hospedado no Hotel Palácio Estoril, decorria o ano de 1968 e o Hotel foi cenário de excepção desse filme que teve como protagonistas o actor australiano GEORGE LAZENBY – segundo agente da saga James Bond, depois de Sean Connery –  e  a actriz inglesa  Diana Rigg.

No filme é possível ver-se a entrada do Hotel  – fachada exterior e lobby – que se mantém sem alterações significativas e a piscina, enquadrada no jardim,  que foi recentemente romedelada, embora mantenha o mesmo desenho. Outros locais em Portugal como a Praia do Guincho, Lisboa e a Serra da Arrábida foram eleitos para cenários dessa longa metragem.

Participaram no filme os funcionários do Hotel, José Afonso e José  Diogo, que ainda hoje trabalham no Palácio dando as boas vindas a gerações sucessivas de clientes e amigos  e que também farão parte das celebrações que terão lugar no próximo mês de Maio. É  possível vê-los em imagens de “007 – Ao Serviço de Sua Majestade!” chamando o motorista à porta ou entregando a chave do quarto ao agente James Bond.

O escritor inglês Ian Fleming, também jornalista e oficial da Inteligência Naval britânica, é o autor do personagem James Bond, criado no seu primeiro livro Casino Royale (1953), inspirado nos espiões, também hóspedes do Hotel Palácio Estoril onde  Fleming esteve hospedado no tempo da Segunda Guerra Mundial. A série  de filmes James Bond (até agora 24 filmes!) estreou-se em 1962 com “Dr. No”.