Design ao estilo da década de 1960

A linha Sixties apresenta um lendário design ao estilo da década de 1960 e incorpora a arte relojoeira da Glashütte, cujas tradições remontam a 1845.  Intensa e extrovertida, dedicada ao espírito dos tempos modernos, não é certamente uma linha para os fãs da nostalgia. Foi apenas em 2018 que esta popular linha viu a primeira das suas surpreendentes edições anuais. As fascinantes versões em verde inspiraram entusiastas de relojoaria e de design em todo o mundo. Agora, a Glashütte Original apresenta uma emocionante sequela a esta história de sucesso: para a sua edição anual de 2019, a manufatura alemã apresenta as versões Sixties e Sixties Panorama Data em tons laranja. 

Os novos modelos apresentam mostradores dégradé pouco comuns, tão radiantes como a agitada década que lhes dá nome. Nos anos 60, o mundo estava a mudar a uma velocidade vertiginosa, inspirado por ousados visionários, uma liberdade sem precedentes e corajosas ideias na arte, na cultura, na política e na sociedade. Esta movimentada e memorável década continua hoje a inspirar artistas, designers, músicos e, claro, os relojoeiros na Glashütte Original. 

Os novos relógios de tons laranja Sixties e Sixties Panorama Data sublinham a inconfundível identidade retro chique da linha. A face do relógio apresenta a sua curvatura de assinatura, desde o mostrador, passando pelos ponteiro e até ao vidro de safira, com revestimento antirreflexo em ambos os lados. Índices árabes, manualmente aplicados nos marcadores das horas e ponteiros realçados com Super-LumiNova acrescentam um tom harmonioso ao mostrador. 

Idiossincrático e elegante – uma verdade não apenas para os detalhes mas para o mostrado como um todo. A partir de um amarelo dourado no seu centro, a cor flui através da superfície curvada, alterando-se para um laranja vibrante e encarnado antes de atingir ao perímetro preto. O resultado é uma vivacidade luminosa, calorosa e energética. O crédito para esta impressionante combinação de tonalidades, também conhecida como efeito dégradé, vai para os artesãos da Glashütte Original, em Pforzheim, na Alemanha.  

Depois de um banho galvânico que assegura ao mostrador uma tonalidade amarela dourada, os especialistas em mostradores da Glashütte Original aplicam cuidadosamente uma série de camadas em verniz em encarnado e preto. O resultado desta perícia artesanal do filigrana é um gradiente de cores artesanal que torna cada mostrador único. No último passo, os mostradores são aquecidos num forno de forma a gravar as cores. 

No entanto, há mais do que um jogo de cores nos poderes de sedução da linha Sixties. A estrutura da superfície tem igualmente uma história notável para contar. O padrão de baixo-relevo é fabricado utilizando as ferramentas e métodos originais da década de 60. Cada mostrador branco recebe a sua gravação com a ajuda de uma impressora de 60 toneladas, que já estava em uso na fábrica de Pforzheim na época.

Durante os anos sessenta, a cooperação transfronteiriça também permitiu que Pforzheim entregasse mostradores em Glashütte para o histórico relógio “Spezimatic“. A parceria começou há mais de 50 anos e culminou com a integração do fabricante de mostradores na manufatura Glashütte Original, em 2012. Hoje, o seu espírito inovador desempenha uma vez mais um papel decisivo no desenvolvimento da linha Sixties – como se evidencia em cada mostrador único. 

Os novos movimentos automáticos 39-52 (Sixties) e 39-47 (Sixties Panorama Data). Desenvolvidos internamente, eles são montados em caixas de aço polido, com 39 mm de diâmetro para o Sixties de três ponteiros, e 44 mm para o modelo Panorama Date. Uma bracelete em pele de crocodilo castanha, com fecho de fivela, finaliza o design vintage. Como edição anual de 2019, os modelos Sixties e Sixties Panorama Date estão apenas disponíveis por um período limitado de tempo nas Boutiques dos Relógios Plus.