Porto Food Week na primeira edição

A Porto Food Week (PFW), como o próprio nome indica, é uma semana – em bom rigor, dez dias – em que o Porto celebra a gastronomia com a organização de vários eventos ligados ao tema. Engloba todas as vertentes desta paixão: das cozinhas à sala de jantar dos restaurantes, dos chefes aos clientes, dos jantares às conversas, da cozinha de autor à comida de rua. Esta é a primeira edição de uma celebração de gastronomia cuja irmã, a Lisbon Food Week (LFW), já tem vindo a realizar desde 2016. Após três edições bem sucedidas na capital, a organização, Edições do Gosto, achou que a Invicta merecia também um evento que homenageasse a gastronomia portuense.

A par da LFW, que inclui sempre no seu programa o Congresso dos Cozinheiros (CNC), também a Porto Food Week terá um Fórum de Cozinha, chamado Pensar Cozinha, uma versão do Congresso mais curta e dinâmica, que acontece dia 25 de março, durante o dia, no Pestana Palácio do Freixo. Segue-se, ao final da tarde, uma cerimónia de prémios do blogue

portuense Flavors&Senses e termina com uma after-party comandada pela Confraria da Rabanada.

AS ROTAS

Para incluir o máximo de restaurantes da cidade neste evento, os patrocinadores desta Food Week apoiam várias rotas, cada uma com a sua categoria. Estas rotas funcionam apenas como uma listagem de sugestões – cuja lista completa será divulgada em breve. Contudo, há uma rota diferente das outras.

A Rota das Tascas acontece num só dia e carece de inscrição:

ROTA DAS TASCAS

Onde? Vários locais da cidade

Quando? 23 de março, 17h00

Quem? Organizado por Pedro Ornelas

Quanto? 55€

O quê? Uma espécie de Foodie Paper em que se visita algumas das tascas mais antigas e simbólicas da cidade do Porto contrastando com locais contemporâneos e de referência. Permite confraternizar e conhecer um pouco mais da cultura gastronómica local. Esta não é uma experiência gastronómica comum. É uma experiência afetiva, de cariz emocional. Um número variado de petiscos para ir degustando os diferentes sabores da tradição portuense.

O circuito passa por cinco locais emblemáticos da cidade do Porto:

Cachorros da Gazela, Casa Guedes, Nortada, Conga e Xico Queijo

Como? Inscrições através de info@wowhint.com ou 929 442 992

ROTA DO BACALHAU BRASMAR

lista completa será divulgada em breve

ROTA À GRANDE E À FRANCESINHA by ICEL

lista completa será divulgada em breve

ROTA MAKRO DOS RESTAURANTE CLÁSSICOS

lista completa será divulgada em breve

ROTA MAKRO DOS NOVOS RESTAURANTES DO PORTO

lista completa será divulgada em breve

ROTA MAKRO DOS RESTAURANTES DE HOTEL

lista completa será divulgada em breve

ROTA MAKRO DOS RESTAURANTES DOS CHEFES

lista completa será divulgada em breve

JANTARES

A semana mais gastronómica do ano acolhe vários jantares especiais. Marco

Gomes, Hélio Loureiro, Rui Martins, Miguel Castro e Silva, Pedro Limão são

alguns dos anfitriões.

PENSAR COZINHA

FÓRUM GASTRONÓMICO

25 março

Este fórum é destinado a profissionais de cozinha, mas também a todos aqueles que têm interesse e fascínio pela área da gastronomia. Estas oito horas querem fazer aquilo a que o título explicitamente se propõe, ou seja, pensar a Cozinha, pensar além do prato, pensar além da degustação. A cozinha tem de ser compreendida no seu contexto: do território à geografia, do produto à técnica, passando pelo cozinheiro, a sua origem, história e carreira até chegar ao cliente, quem é que que prova, quem paga, quais as suas expectativas. Perante este mote, o fórum divide-se entre várias secções e, mais do que convidar os chefes a fazerem apresentações e demonstrações de cozinha, este palco terá Paulo Amado, da Edições do Gosto e Alexandre Silva, do Restaurante Loco, a questionar, desafiar e provocar os cozinheiros convidados.

Onde? Pestana Palácio do Freixo

N108 206 Porto

Quando? 09h00 às 17h30

Quanto? 30€ (bilhete de entrada com almoço incluído)

Como? Bilheteira em checkout.etaste.pt