ModaLisboa, a experiência de olhar para dentro

A edição da ModaLisboa começou, ontem com os 4 designers da plataforma Workstation e as conferências Fast Talks sob o tema Fashion and Experience, nas recém inauguradas Carpintarias de São Lazaro, o novo pólo cultural na colina de Santana, em Lisboa.

Mas, estão a ser 31 coleções, 21 desfiles, 9 designers LAB, 6 finalistas Sangue Novo, 4 designers Workstation, 4 dias de MODALISBOA INSIGHT, de 7 a 10 de Março, em 4 espaços diferentes, numa edição que pretende ser uma reflexão transversal sobre as novas dinâmicas e as motivações criadas pela moda. Um “desfilar” do trabalho dos designers portugueses e da sua audácia em persistir.

Na Sexta-feira, dia 8, é inaugurada a passerelle do Pavilhão Carlos Lopes com a final do concurso Sangue Novo que marca o arranque das apresentações oficiais das coleções para o outono/inverno 19/20 dos criadores portugueses.

Às 18H00, a fase final do concurso SANGUE NOVO, onde os seis finalistas, Archie Dickens, Carolina Raquel, Federico Protto, Opiar (Artur Dias), Rita Carvalho e The Co.Re (Inês Coelho e Rachel Regent), apresentam as suas novas coleções outono/inverno 19/20.

Após a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos designers, o juri composto por Miguel Flor (presidente do júri e diretor criativo da revista Principal), Alfredo Oróbio (designer fundador da marca Awaytomars), Cláudia Barros (diretora de moda da revista Vogue Portugal), Danilo Venturi (diretor da Polimoda) e Diane Pernet (fundadora e diretora do primeiro festival de moda do mundo, o ASVOFF) elegerá os vencedores dos Prémios ModaLisboa para Melhor Designer Nacional e Melhor Designer Internacional. 

No sábado, dia 9, começamos o dia com o desfile de Constança Entrudo no The Mustik Warehouse e terminamos com a  estreia na MODALISBOA da marca de menswear Ernest W Baker, fundada em 2016 pela designer portuguesa Inês Amorim e o americano Reid Baker, na Tem-plate, em Marvila.

No âmbito da parceria entre a Associação ModaLisboa e a ANJE, responsável pelo Portugal Fashion, os designers Carlos Gil e Nycole irão apresentar as suas coleções no Pavilhão Carlos Lopes, no sábado e no domingo, respetivamente.

No seu comunicado de imprensa, a ModaLisboa afirma que “A ModaLisboa Insight pretende refletir sobre os desafios sugeridos pela vontade de questionar e repensar a imagem projetada pela moda – uma vontade de encontrar também um ponto de equilíbrio entre a individualidade artística e a partilha de conhecimento, entre a irreverência emocional e a urgência em trabalhar em rede a assinatura de uma comunidade, de um país, de um tempo”.

Teaser ModaLisboa INSIGHT from ModaLisboa – Lisboa Fashion Week on Vimeo.

Photo de capa de Daniela Jácome – Dino Alves