Dez anos de um grande hotel design

Dez anos de um grande hotel. Há dez anos, à beira-rio aparecia uma nova unidade hoteleira junto ao CCB sob a chancela do Atelier do Risco – Arquitectura e Margarida Grácio Nunes e Fernando Sanchez Salvador no design de interiores. Por isso, seguem-se uma série de momentos que irão marcar esta efeméride especial.

Entre 22 e 25 de Março vão juntar-se em Lisboa os melhores sommeliers, os mais importantes produtores de vinhos internacionais e a alta gastronomia portuguesa. A 22 de Março, um jantar no Feitoria (restaurante do Altis Belém com uma estrela Michelin) reúne quatro chefs que se estreiam na cozinha de João Rodrigues: Alexandre Silva (Loco, uma estrela Michelin), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras), António Galapito (Prado) e Pedro Pena Bastos (Ceia).

O menu elaborado pelo chef do Feitoria, João Rodrigues, e pelos quatro convidados, contará com o wine pairing de quatro sommeliers: André Figuinha (Feitoria), Alejandro Chávarro (Vinhos Livres), Emmanuel Cadieu (head sommelier no 67 Pall Mall, um clube privado de vinhos em Londres) e Alex Hernandez (chef sommelier de Dani Garcia, restaurante com três estrelas Michelin, em Marbella). Este jantar é aberto ao público e custa 150€ por pessoa.

No dia seguinte, 23 de Março, será servido um jantar com um best of dos pratos que mais marcaram o Feitoria desde a sua abertura em 2009. O menu terá uma harmonização de vinhos a cargo de cinco sommeliers nacionais e custa 150€ por pessoa.

Entre 24 e 25 de Março tem lugar a primeira edição de Vinhos com Sentido, um programa com organização de Alejandro Chávarro, que junta em Lisboa vários sommeliers, enólogos e produtores. O enólogo francês de ascendência colombiana, fundador da Vinhos Livres, é considerado um dos melhores sommeliers de França, tendo passado pelo Mugaritz, Agapé Substance, Lucas Carton e, mais recentemente, pelo Astrance, com três estrelas Michelin.

A 24 há uma prova de champanhe com oito produtores, um almoço feito por Ateliers et Saveurs Montréal, uma prova de vinhos da Borgonha (na qual participam sete produtores) e um aperitivo. Já a 25 realiza-se uma prova de vinhos do Loire, Jura, Alsácia, Hungria, Itália e Espanha, com um total de oito produtores convidados.

Segue-se novamente um almoço buffet e finaliza-se o dia com Diálogos à Mesa, um debate com a presença de produtores de vinho, sommeliers, chefs e profissionais da restauração.