Carsharing, uma nova forma de viver a cidade

SHARE NOW é o nome da nova empresa de carsharing, assente no conceito de free-floating, que une a car2go e a DriveNow sob a mesma marca. A fusão dos dois serviços faz com que o SHARE NOW seja o principal operador mundial de carsharing. Uma frota de mais de 20.000 veículos das marcas BMW, Mercedes-Benz, Smart e MINI está disponível em 30 cidades da Europa e América do Norte. 4 milhões de clientes já estão registados no serviço. Olivier Reppert, ex-diretor administrativo da car2go, vai dirigir a empresa de carsharing. O SHARE NOW é um dos cinco serviços de mobilidade sob a joint venture do Grupo BMW e da Daimler AG. 

“SHARE NOW tem uma visão clara: criar mobilidade sustentável para e com as cidades – com muito menos tráfego e emissões reduzidas”, afirma Reppert. Um veículo de carsharing já substitui até oito carros particulares. “O nosso serviço de carsharing melhora a qualidade de vida nas cidades – porque oferecemos uma alternativa económica e flexível à propriedade de um carro. E estamos, apenas, no começo. Com a experiência conjunta e os recursos de dois poderosos serviços de carsharing, o SHARE NOW continuará a crescer no futuro e convencerá ainda mais pessoas que vivem nas cidades a optarem por este serviço de mobilidade flexível”, afirma Reppert. 

Um componente central da futura estratégia é a eletromobilidade. Com uma frota totalmente elétrica em quatro cidades e parcialmente elétrica em 13, o SHARE NOW já é o maior operador de e-Carsharing free-floating. Até ao momento foi percorrida uma distância total de cerca de 120 milhões de quilómetros, com aproximadamente 3.200 veículos elétricos. 

Em Lisboa, a frota da DriveNow permanecerá a mesma. No entanto, na app da DriveNow é possível encontrar ambos os serviços em 18 locais na Europa e na América do Norte serão adicionados por terem serviço da car2go. No futuro, os clientes vão poder registar-se na car2go e, consequentemente, terão mais do dobro de opções de carros na cidade. 

“Em Lisboa, temos o prazer de fazer parte do maior operador mundial de carsharing “, diz João Oliveira, Diretor-geral da DriveNow em Portugal. “Mas este é apenas o início do SHARE NOW. Nos próximos meses, veremos as possibilidades em termos de negócio, com o nosso serviço de carsharing, operado em Lisboa, em franchising pela Brisa”, acrescenta João Oliveira. 

Os veículos terão inicialmente as duas marcas, DriveNow e SHARE NOW. Após o período de transição, a nova marca será introduzida para todos os veículos.