Uma verdadeira epopeia por Portugal

Uma verdadeira epopeia por Portugal nos sabores e no palato. Portanto, se for ao Quorum “equipe-se” para viajar e visitar todo o nosso país. Tenha tempo para degustar esta experiência deliciosa. Equipe-se com muita vontade e paladar e prepare-se  para faz parte de um grupo de verdadeiros apreciadores dos prazeres da mesa.

Desde Agosto de 2018 que o chef Tiago Santos é o novo líder da cozinha do Quorum. O restaurante vira uma página na sua história, agora escrita com criatividade, uma base sólida de pesquisa e um conceito muito próprio: os ingredientes são os de uma qualquer casa portuguesa, mas a sua apresentação desafia as leis do paradigma gastronómico e mesmo da ciência.

Com base na ideia de democracia gastronómica, Tiago criou um menu que recupera pedaços da história nacional e transforma-os em momentos inesperados, polvilhados com provocação e experimentalismo: o desafio é desconstruir ideias e imagens pré-concebidas que temos da nossa gastronomia e a noção de que só produtos de topo criam pratos de qualidade. À mesa chegam referências culinárias dos anos 40, 50 e 60 e muitas histórias, memórias e tradições. 

“Para se ter uma experiência gastronómica ‘elevada’ não temos que comer foie gras. Pelo contrário, o difícil é surpreender as pessoas com carapau ou com uma simples cebola”, defende o cozinheiro. Para Tiago Santos “a nobreza não está na fama nem no preço (elevado) de cada produto, mas sim no que podemos fazer com ele”. É uma das premissas da sua cozinha, que agora podemos provar neste novo Quorum. 

É assim que, de um menu que reúne muitas sinergias, se destacam o Ovo de tomatada – atenção, nem tudo é o que parece; os Raviolis com gamba-rosa do Algarve, algas de Ílhavo e dashi de enchidos fumados da Serra do Barroso. Há o peixe da nossa costa com Sucos de cebola fermentados e texturas de tubérculos, e sobremesas como a Laranja dos pobres, mel e azeite de Moura, inspirada na laranja alentejana comida por quem, noutros tempos, não tinha possibilidades para adquirir a laranja do Algarve, doce e sumarenta; e a Enxovalhada do Barreiro, já extinta, feita pelos Camarros do Barreiro no cais palafítico. O típico Pão-de-ló chega de forma pouco convencional, a provar que os rótulos não têm espaço à mesa. 

No Quorum, existem dois menus: um de 5 momentos e o outro de 7. No caso de ser um cliente repetente então verá chegar à mesa um outro menu de degustação. Por quantas mais vezes se visitar o restaurante, mais menus alternativos serão servidos. A ideia é que a experiência seja sempre diferente e aprimorada. Os pratos selecionados para os menus que se sucedem serão cada vez mais arrojados e particulares.

A acompanhar o que acontece no menu, os vinhos servidos no restaurante também são portugueses, de pequenos produtores. 

O que fomos experimentar foi o Menu Viagem a Portugal 7 momentos que inclui uma verdadeira caminhada por Portugal:

Ovo de tomatada 

Raviolis de gamba rosa do Algarve e caldo de cozidos das furnas 

Peixe da nossa costa, tubérculos e sucos de cebola fermentada 

Arroz de Salreu, coelho bravo e queijo velho das Flores 

O nosso cozido de grão de bico e porco cozinhado a 65º, 

tendões e coentros 

Laranja dos pobres 

Chocolate, iogurte e pão-de-ló 

As fotos dos nossos pratos favoritos!

Rua do Alecrim, 30B Lisboa

216 040 375

Horário:

Terça a Sábado: 19h00 – 23h00

Quarta a Sábado: 12h00 – 15h00