Uma enorme surpresa em Vila Nova de Gaia

Uma enorme surpresa em Vila Nova de Gaia

Uma enorme surpresa em Vila Nova de Gaia. Na quinta-feira, depois de uma exaustiva viagem de comboio entre Lisboa e Porto, encontramos o oásis para descansar. Com uma vista estupenda para a ribeira da cidade do Porto, podemos deliciar-nos com uma refeição surpreendente. A carta é da autoria do Chef Pedro Limão. Mas, na quinta-feira conhecemos o Head Chef Hugo Portela, ambos de parabéns. Se querem uma experiência enraizada na tradição portuguesa e no norte do país, este é o local.

Situado na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia e integrando o The House of Sandeman Hostel & Suites, o The George Restaurant & Terrace é uma fusão de tradição e modernismo, onde os costumes da região e a sofisticação urbana de um Porto cada vez mais cosmopolita se unem. Ao mesmo tempo que se foge do óbvio, mantem-se acesa a memória dos sabores e aromas locais que se fazem sentir na carta renovada.

Numa viagem pelo Douro fora, passando um pouco por todas as regiões de sabor em sabor, a nova carta do The George remete-nos simultaneamente para os pratos icónicos do Norte, como o Fumeiro Tradicional, um prato com alheira, figos, grelos e batatas, inspirações mais contemporâneas, presentes no prato vegetariano Tapioca Verde, com tapioca, espargos, molho verde e lascas de queijo curado. Há novidades também nas entradas, com Sopa de Tomate de Freixo de Espada à Cinta ou o Javali Para Fumar (pastrami de javali com puré de castanhas), e também nas sobremesas, com o clássico Papo de Anjo, reinventado com crumble e gelado de pimento vermelho assado, ou a panacotta de queijo de cabra com merengue de tomate e gelado de pesto.

Bem passemos à nossa refeição.

Entrada: Cogumelo

É um prato mono produto, em que o cogumelo é “actor principal”, ravioli recheado de cogumelos Portobello e estragão, e ladeado por Enoki desidratados Shimegi em pickle, cogumelos silvestres salteados (a sua qualidade depende da época em que estamos, mas pode ir de sanchas a trompetas da morte, boletos, trompetas amarelas, cantarelos), ligados por uma maionese de shitake.

A proveniência dos cogumelos é da região de Mogadouro. Pairing Vinho: Minho, Quinta de Azevedo, Loureiro Alvarinho 2017

1º Prato: A Curva da Truta no Pinhão

É o prato de assinatura do restaurante, a ligação entre as terras e animais do douro e o seu rio, a fusão entre uma barriga de porco seca ao sol por métodos tradicionais e a truta do Rio Douro, tudo isto envolvido por um vinagrete feito do caldo de cozedura da barriga. A “cereja no topo do bolo” uma gema curada com sal, açúcar e poejo com um sabor agridoce e com um aspeto a fazer lembrar um rebuçado da régua.

Proveniência da barriga – Pinhão

Proveniência da Truta – Rio Douro

Pairing Vinho: Douro, Papa Figos 2017

2º Prato: Peixinho Fresquinho

Representa o desaguar do Rio Douro no Mar, um arroz de peixe e marisco utilizando peixe fresco ( a sua variedade depende da época do ano e da qualidade do peixe), neste caso robalo e corvina. Um prato bem tradicional que para além do peixe tem camarão mexilhão e ameijoa. Os coentros que utilizam têm a função de ligar o nosso prato com uma pluralidade bem portuguesa, um arroz de peixe deve sempre ter um pouco (ou muito) de coentros.

Pairing Vinho: Alentejo, Herdade do Peso 2016

Prato de carne: Naco de Novilho Maturado (maravilhoso)

O Chef procura, neste prato, dar a conhecer a qualidade das carnes maturadas de origem portuguesa, um costeletão maturado 6 meses, com um odor e sabor bem intenso tendo concentrado todos os sabores. Este é servido com batata palito caseira com casca e um molho chimichurri com ingredientes tipicamente portugueses.

Pairing Vinho: Dão, Quinta dos Carvalhais 2015

Sobremesa: É complicado…

É tão complicado escolher uma sobremesa, sobretudo quando vimos acompanhados ao restaurante, já não há espaço para mais nada mas para a partilha de sobremesa tem que dar, a ideia é que o cliente possa provar um pouco de todos os “pecados” que temos para oferecer. Pequenas porções da nossa rabanada com pão doce e espuma de maçã assada, a nossa pera bêbada e chocolate, o papo de anjo e a panacota de queijo de cabra.

Pairing Vinho: Sandeman Tawny 20 Anos

The George Restaurant & Terrace

Reservas: reservations@thegeorge.pt

+351 22 099 33 71

www.thegeorge.pt

Largo Miguel Bombarda 3,

4404-507 Vila Nova de Gaia

Portugal

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Uma enorme surpresa em Vila Nova de Gaia

bookmark_border

mais em Lifestyle

Emir Kusturica na Alfândega do Porto

a redireccionar em 10 segundos