Pousada de Alcácer do Sal, ideal para sair com quem gostamos

No passado fim de semana, fomos conhecer a Pousada de Alcácer do Sal. Uma pousada junto ao rio Sado que impressiona, pela sua história, pelo projecto de recuperação, pelo serviço e pela situação geográfica.

A história que emana daquele lugar é imensa, profunda e enraizada na História de Portugal, pois, ali vemos os povos primitivos do território, a ascensão na época romana com Salésia, capital da extração e exportação de sal para muito do Império Romano, passando pela ocupação bárbara, implementação árabe e, finalmente, a reconquista cristã. Tudo isto podemos ver na cripta arqueológica que se encontra nas estruturas do antigo convento e actual pousada.

O projecto de recuperação assinado por Digo Lino Pimentel de 1998, foi edificado nos restos do antigo convento de clarissas de Nossa Senhora de Aracaeli. Aproveitando o espaço conventual,  muralha e o castelo, temos uma recuperação muito interessante com espaços bem pensados, como por exemplo o restaurante ou a sala sado onde se toma o pequeno-almoço.

Um serviço simples e muito atencioso, é o que pode caracterizar esta pousada, fomos acolhidos com o maior cuidado e facultaram-nos no sábado uma visita marcada à cripta arqueológica. Uma sala de estar com uma lareira muito acolhedora neste tempo frio. Destacamos o pequeno-almoço muito completo, com uns bolos deliciosos da zona. O jantar de Sábado foi fenomenal devido à sopa de tomate que fez lembrar a sopa caseira da avó.

Sopa de Tomate

A posição geográfica faz desta pousada um lugar apetecível, entre vários pontos atractivos da costa alentejana aproxima várias experiências. Fomos à comporta, ao conhecido restaurante A Escola e a Grândola onde fomos conhecer o fabuloso restaurante A taberna d’Vila. De facto, no meio de tudo, uma verdadeira posição estratégica para quem quer passar uns dias em família, amigos ou a dois.

Para os próximos dias que se aproxima o dia dos namorados, a pousada proporciona uma experiência maravilhosa (no verão, tem uma piscina maravilhosa), como por exemplo, a sugestão de pedido de casamento, um serviço que proporciona um momento mágico para um pedido muito especial. Começa com o pedido na muralha do castelo, passando ao jantar no terraço da sala sado, com uma ementa requintada e serviço de mesa único e exclusivo. Mais detalhes no site das pousadas.